Nikkei cai com tensões entre EUA e Irã inquietando investidores
O índice japonês Nikkei caiu nesta sexta-feira, com o aumento das tensões entre os EUA e o Irã e a forte queda no segmento de private equity nos EUA prejudicando o otimismo dos investidores.
O Nikkei caiu 1,1%, fechando em 56.825,70, interrompendo uma alta de duas semanas e registrando uma queda semanal de 0,2%. O Topix , mais amplo, caiu 1,1%, para 3.808,48, e registrou uma queda de 0,3% na semana.
O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou o Irã que deve chegar a um acordo sobre seu programa nuclear ou "coisas realmente ruins" acontecerão, e estabeleceu um prazo de 10 a 15 dias, provocando uma ameaça de Teerã de retaliar contra as bases americanas na região se for atacado.
"Com um fim de semana prolongado de três dias se aproximando (no Japão), há uma tendência de garantir lucros por enquanto, devido à preocupação de que algo possa acontecer entre os EUA e o Irã durante o feriado", disse Yutaka Miura, analista técnico sênior da Mizuho Securities.
As companhias aéreas japonesas Japan Airlines caíram 3,1% e a ANA Holdings se desvalorizou 2,7%.
Além disso, o anúncio da Blue Owl Capital sobre a venda de ativos e a suspensão de resgates em um de seus fundos impactou o mercado japonês, onde o setor de valores mobiliários liderou as quedas nos 33 subíndices setoriais da Bolsa de Valores de Tóquio.
O banco digital SBI Holdings caiu 4%, a maior queda desde dezembro passado. A Nomura Holdings , a maior corretora do Japão, se desvalorizou 3,7%.
Enquanto isso, as ações da farmacêutica Sumitomo Pharma despencaram quase 16%, sua maior queda desde fevereiro de 2024, devido à realização de lucros.
Em um pregão volátil, as ações haviam subido até 6,8% na sexta-feira, depois que um painel do Ministério da Saúde japonês aprovou na quinta-feira à noite o tratamento derivado de células iPS da farmacêutica para a doença de Parkinson.
Os mercados da China continental e Taiwan estão entre os mercados fechados devido aos feriados do Ano Novo Lunar.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,10%, a 26.413 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 2,31%, a 5.808 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,15%, a 5.009 pontos.
. Em SYDNEY, o índice S&P/ASX 200 recuou 0,05%, a 9.081 pontos.