Trump assina ordem que adia prazo das tarifas desta quarta para 1º de agosto
Taxações deveriam entrar em vigor a partir de quarta, 9; suspensão tarifária da China, realizada separadamente dos outros parceiros comerciais, permanece em vigor
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump assinou nesta segunda-feira, 7, uma ordem executiva que adia formalmente o prazo para a implementação das chamadas tarifas "recíprocas" de quarta-feira, 9, para 1° de agosto.
"Determinei, com base em informações adicionais e recomendações de vários funcionários seniores, incluindo informações sobre o status das discussões com parceiros comerciais, que é necessário e apropriado estender a suspensão efetivada pela Ordem Executiva 14266 até as 12h01 do horário de verão do leste dos EUA em 1º de agosto de 2025", afirma o comunicado da Casa Branca.
Com relação à China, a suspensão tarifária - realizada separadamente dos outros parceiros comerciais - permanece em vigor e não é alterada pela ordem desta segunda.
O comunicado também pontua que a equipe do presidente é orientada e autorizada a tomar "todas as medidas necessárias para implementar e efetivar esta ordem", inclusive por meio de suspensão temporária ou alteração de regulamentos ou avisos no Registro Federal.
Trump também anunciou nesta segunda-feira a aplicação de tarifas de importação contra 14 países para agosto, em nova rodada de medidas unilaterais.