Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Toffoli aguarda parecer da PGR para decidir sobre investigações de fraudes no INSS

Ministro deve indicar se apuração permanecem no STF ou vão tramitar na Justiça Federal

18 ago 2025 - 21h16
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), aguarda um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) para decidir sobre o andamento das investigações sobre fraudes nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir do parecer, Toffoli vai decidir se o caso permanece no STF, sob sua relatoria, ou se volta a tramitar na Justiça Federal.

Em junho, Toffoli abriu um processo sigiloso sobre o caso e determinou que a Polícia Federal (PF) envie para seu gabinete todas as investigações sobre fraudes no INSS para analisar se o caso deve tramitar sob sua competência. Ele é relator de ações movidas pela Advocacia-Geral da União (AGU) e pelo PP sobre o tema.

Toffoli não determinou a suspensão das investigações, mas investigadores aguardam uma definição sobre a competência para evitar que as provas e procedimentos sejam anulados.

As apurações ocorrem no âmbito da Operação Sem Desconto, que revelou um esquema de fraude envolvendo descontos bilionários nos contracheques de aposentados e pensionistas. São alvos da operação 12 entidades associativas suspeitas de operar os descontos. A investigação principal foi ramificada em outras operações, distribuídas segundo a sede de cada associação.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade