TIDAL lança ferramenta para compositores gerenciarem seu trabalho
O serviço de streaming TIDAL lançou um recurso interessante para os compositores dos EUA gerenciarem e reivindicarem seu trabalho.
Agora, esses profissionais poderão rastrear o uso da nova tecnologia para garantir que estejam sendo pagos corretamente.
Essas novas ferramentas da TIDAL passaram a ser disponíveis em território norte-americano desde a segunda-feira (26) e estão incluídas no TIDAL Artist Home, portal lançado pela empresa em 2023 que permite aos artistas locais gerenciar sua presença na plataforma.
Para que esse recurso fosse possível, a TIDAL firmou parceria com a empresa AllTrack, uma organização de direitos de performance lançada em 2019 para atender artistas independentes dos EUA.
Agora, no TIDAL Artist Home, os compositores poderão organizar suas informações referentes à suas identificações pessoais e seus vínculos com editoras musicais em um só lugar. Além disso, esses profissionais também serão solicitados a se inscrever para receber royalties mecânicos por meio de um licenciamento coletivo mecânico (ou MLC).
Os compositores poderão visualizar e gerenciar seus créditos de composição e metadados para garantir que todas as suas obras musicais sejam correspondidas e registradas de forma correta, auxiliando em seus ganhos financeiros, de acordo com informações da TIDAL.
Serão três categorias para serem acompanhadas pelos compositores dentro do TIDAL Artist Home: trabalhos concluídos, trabalhos sem gravações e trabalhos incomparáveis.
"Para começar a coletar royalties sobre suas músicas, os criadores precisam se inscrever nas organizações de direitos autorais adequadas - um processo totalmente confuso para a maioria", observa Hayden Bower, executivo da AllTrack.
E concluiu: ""Estamos orgulhosos da parceria com a TIDAL para apresentar a nova tecnologia AllTrack que torna o registro para direitos de execução e o recebimento do pagamento o mais simples possível para os criadores".
Em 2023, o Ecad fechou contrato com a plataforma TIDAL para pagamento de direitos autorais
O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e a plataforma de streaming de música TIDAL anunciaram no dia 26 de abril de 2023 um acordo para o pagamento de direitos autorais de execução pública no Brasil pelas músicas tocadas no serviço em território nacional.
"Esse é mais um acordo firmado por nossas equipes, que vêm realizando um trabalho constante de conscientização junto aos usuários de música sobre a importância do pagamento dos direitos autorais para compositores e toda a classe artística. É fundamental contar com o TIDAL e esperamos que essa seja uma parceria voltada para o futuro e com o reconhecimento do trabalho realizado por todos aqueles que vivem da música", disse a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.
Desde o ano passado, o TIDAL passou a enviar regularmente ao Ecad o relatório de uso contendo todas as obras executadas em determinado período. Com base nessas informações, o Ecad fará a identificação das músicas, de forma automatizada, por meio do cruzamento com o seu banco de dados.
Nos últimos quatro anos, o Ecad já identificou quase 4 trilhões de execuções de faixas tocadas em streaming, a partir dos processos de matching automático das informações recebidas das plataformas digitais.