Tarifas de retaliação da China a Trump entram em vigor; medida atinge US$ 14 bi em produtos dos EUA
Pequim responde à cobrança de 10% dos Estados Unidos a importações chinesas
As tarifas retaliatórias da China contra produtos americanos entraram oficialmente em vigor neste domingo, 9 (segunda-feira no horário de Pequim). As medidas haviam sido anunciadas na última terça-feira, em resposta à cobrança de 10% dos Estados Unidos a importações chinesas.
Havia expectativa por negociações entre as duas maiores economias do planeta, semelhante às discussões que culminaram na suspensão por um mês das tarifas dos EUA ao México e ao Canadá.
A Casa Branca chegou a confirmar que o presidente americano, Donald Trump, conversaria com o presidente da China, Xi Jinping na quarta-feira; mas, pouco depois, o republicano disse que não haveria um telefonema.
A embaixada chinesa em Washington D.C. disse que as tarifas entraram em vigor às 0h01 do horário de Pequim (13h01 em Brasília), de acordo com o Financial Times. A medida atinge US$ 14 bilhões em produtos dos EUA.
Segundo o Ministério do Comércio da China, o gás liquefeito e o carvão serão taxados em 15%, enquanto petróleo, máquinas agrícolas e veículos de grande potência serão alvos de tarifa de 10%.
