Tarifaço de Trump: Efeito no PIB do Brasil é de no máximo 0,6 ponto porcentual, avalia UBS BB
A análise, enviada em relatório a clientes, considera que 74% das exportações brasileiras para os Estados Unidos podem ser redirecionadas mais facilmente a outros países
O UBS BB calcula que o efeito potencial no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil pelas tarifas de 50% do presidente americano Donald Trump, é de no máximo 0,6 ponto porcentual. A análise considera que 74% das exportações brasileiras para os Estados Unidos podem ser redirecionadas mais facilmente a outros países.
"Se não formos capazes de internalizar ou redirecionar qualquer parte desses 26% restantes, o que é improvável, estimamos que o efeito potencial no crescimento do PIB seria no máximo de 0,6 ponto porcentual, já que as exportações representam 18% do PIB e a participação dos EUA é de 12%", afirma em relatório enviado a clientes.
Assim, o UBS BB afirma que "muito provavelmente o efeito direto será próximo de nulo", já que parte dos 26% ainda pode ser internalizada ou redirecionada para outros destinos no médio prazo.
Como referência, o Brasil exportou US$ 40 bilhões para os EUA em 2024, afirma o UBS BB. O relatório também menciona que a lista de exceções às tarifas aborda 694 produtos, e que provavelmente o Brasil não adotará medidas retaliatórias aos EUA.