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Responda estas 4 perguntas antes de levar sua PME pra web

Existem coisas a considerar para evitar erros quando se digitaliza sua pequena empresa.

7 jun 2022 - 05h00
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Lívia Lampert defende que estar preparado para se digitalizar não é só contar com recursos tecnológicos
Lívia Lampert defende que estar preparado para se digitalizar não é só contar com recursos tecnológicos
Foto: LinkedIn / Reprodução

A verdade é que não é mais uma questão de escolha. Atualmente, digitalizar um negócio é tão essencial quanto ter capital para iniciá-lo. Se você tem um pequeno negócio, isso se torna ainda mais crítico.

O fato é que, mesmo que seu cliente vá fazer apenas compra na loja física, a pesquisa de preços é feita pela internet. Além disso, a opinião de outras pessoas sobre o produto/serviço tornou-se de suma importância nas pesquisas do futuro cliente. Marcar sua presença no mundo digital exige antes de tudo pesquisa e cautela.

Diante desse quadro, é sempre bom ouvir os especialistas. Lívia Lampert, gerente de marketing e produtos na KingHost, elaborou quatro perguntas que devem ser levadas em conta por empresas que pretendem se digitalizar.

1. Como saber se meu negócio está pronto para se digitalizar?

“Passar por um processo de digitalização de um ou mais aspectos do negócio pode tanto beneficiar clientes quanto colaboradores, assim como abrir oportunidades de crescimento para o negócio, em qualquer segmento, que o analógico não permitiria”, explica Lampert.

Por isso, não pense que para ter presença digital bastam recursos tecnológicos como hardware e software. “É necessário desenvolver habilidades de gestão, chamadas soft skills, tais como uma visão de transformação, uma mentalidade orientada à mudança e capacidade colaborativa”, alerta ela.

2. Quais os erros que devem ser evitados?

“O principal a se evitar é tentar fazer tudo sozinho. Dependendo da maturidade do negócio, o empreendedor pode ainda ser muito parte do dia a dia do negócio, executando diversas atividades, por ser muitas vezes o maior especialista no serviço ou produto do negócio. Na digitalização, porém, é importante escolher bons parceiros nessa jornada”, diz ela. 

Nesse contexto, é essencial você escolher parceiros para dar apoio nas decisões sobre as melhores escolhas de compra de tecnologia e capacidade, conforme a necessidade de cada negócio.

“Outro aspecto que o empreendedor deve evitar na hora de buscar pela digitalização, é negligenciar a importância de investir em segurança da informação. Muitas empresas acabam deixando para investir em segurança apenas após um episódio de ameaça ou prejuízo de fato ocorrido por uma vulnerabilidade. No processo de digitalização, o empreendedor deve investir na implantação de uma cultura de segurança em todos os níveis da sua empresa.”

3. Como preparar os colaboradores? 

Essa é certamente uma das etapas mais críticas do processo. Ela pode ser determinante para obter sucesso no processo de digitalização de uma empresa. 

“Capacitações em assuntos como Agilidade podem apoiar a formação de uma mentalidade orientada à mudança e maior colaboração entre pessoas. Outro assunto muito pertinente a desenvolver se trata da experiência do cliente, uma vez que conhecer as necessidades e aquilo que o cliente vê como valor pode fortemente apoiar a introdução das ferramentas digitais”, explica a especialista.

4. Como administrar um ambiente digital em constante evolução?

“O digital é um ambiente essencialmente dinâmico, no qual tanto forças internas quanto externas levarão todo negócio a buscar constantemente atualizações. Por isso a digitalização deve ser entendida como um processo incremental, e não como um projeto finito. Pode ser que um sistema que foi implantado requeira atualizações pois novas características ou funcionalidades foram adicionadas, ou porque uma vulnerabilidade ou erro foi reconhecido e corrigido”, finaliza Lampert.

Redação Dinheiro em Dia
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