Pix: confira três novidades a serem implementadas pelo Banco Central
Duas delas entram em vigor ainda neste ano; confira quais são e as datas
O Banco Central (BC) prepara novidades para o Pix a serem implementadas até o ano que vem. Duas delas, o Pix Parcelado e o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que facilitará a devolução de valores em casos de fraude, já entram em vigor neste ano. Já o Pix em Garantia passa a funcionar no ano que vem.
Essas novidades somam-se a outras que já entraram em vigor neste ano, tais como o Pix por Aproximação, e Pix por Boleto, que passaram a ser disponibilizados em fevereiro.
Pix Parcelado
O Pix Parcelado tem previsão de entrar em vigor em setembro deste ano e possibilitará ao usuário (pessoa física ou jurídica) obter crédito para parcelar uma transação. O recebedor terá acesso imediato ao valor total, enquanto o pagador poderá quitar o débito em parcelas, de forma semelhante ao funcionamento de um cartão de crédito.
O Banco Central exemplifica essa funcionalidade em compras no varejo, já que o Pix Parcelado permitirá a aquisição de bens e serviços de maior valor, beneficiando aqueles com menor acesso a outras formas de crédito. Essa modalidade também poderá ser utilizada em qualquer tipo de transação Pix, incluindo transferências.
Autoatendimento do MED
Em outubro deste ano, os bancos deverão disponibilizar o autoatendimento do MED. Ele permitirá contestar transações Pix por fraude, golpe ou crime diretamente no aplicativo bancário, de forma digital e sem contato com o atendimento.
Segundo anúncio do Banco Central, a ferramenta não se aplica a desacordos comerciais erros de envio do próprio usuário, por exemplo. A proposta é a de que o cliente possa acompanhar o status dos pedidos de devolução.
Pix em Garantia
Outra nova funcionalidade é o Pix em Garantia, que deve ser lançado em 2026, ainda sem data definida. A complexidade de sua infraestrutura é o motivo apontado pela instituição para que não haja uma data específica para a entrada em vigor. De acordo com o BC, essa solução é direcionada a estabelecimentos comerciais e empresas.
O Pix em Garantia permitirá que empresas utilizem seus recebíveis futuros de Pix como garantia em operações de crédito. "O objetivo é baratear o crédito ofertado para as empresas, principalmente para aquelas cujo uso do Pix é mais relevante", afirma o Banco Central.