PUBLICIDADE

OMC reduz projeção para crescimento do comércio de produtos em 2018 e 2019

27 set 2018 - 10h04
Compartilhar
Exibir comentários

O crescimento do comércio mundial de produtos deve ser mais lento do que o previsto anteriormente em 2018 e 2019, embora os efeitos econômicos diretos da guerra comercial tenham sido modestos até agora, afirmou nesta quinta-feira a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Prédio da OMC em Genebra 
26/07/2018 
REUTERS/Denis Balibouse
Prédio da OMC em Genebra 26/07/2018 REUTERS/Denis Balibouse
Foto: Reuters

A OMC projeta que o comércio mundial de produtos crescerá 3,9 por cento este ano, contra 4,4 por cento estimados em abril. Em 2019 o crescimento do comércio foi estimado em 3,7 por cento, contra estimativa anterior da OMC de 4,0 por cento.

A OMC afirmou em um comunicado que alguns dos riscos negativos já alertados em abril haviam se materializado. Na época, o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, advertiu que a recuperação robusta do comércio global, depois de uma década no marasmo, poderia ser prejudicada por uma disputa de restrições comerciais.

"Os efeitos econômicos diretos dessas medidas foram modestos até o momento, mas a incerteza que eles geram já pode estar tendo impacto através da redução dos gastos com investimentos", disse o comunicado da OMC.

"Embora o crescimento do comércio continue forte, esse rebaixamento reflete as tensões aumentadas que estamos vendo entre os principais parceiros comerciais", disse Azevêdo, segundo o comunicado.

"Mais do que nunca, é fundamental que os governos trabalhem com suas diferenças e demonstrem contenção. A OMC continuará apoiando esses esforços e assegurando que o comércio continue a ser um motor de melhores padrões de vida, crescimento e criação de empregos em todo o mundo".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade