Oasis: preços "dinâmicos" geram investigação no Reino Unido
Depois que o Oasis, uma das bandas mais importantes do rock nos anos 1990 liderada pelos irmãos Liam e Noel Gallagher, anunciou seu retorno aos palcos com uma grande turnê para 2025, a busca por ingressos pelos fãs tem sido gigantesca.
Com isso, autoridades do Reino Unido estão investigando o que chamam de "preços dinâmicos" nas vendas desses ingressos.
No último sábado (3), os ingressos para os shows do Oasis na Europa foram colocados à venda para a recente turnê de reunião de 2025 por meio de três sites de vendas: Gigs and Tours, See Tickets e Ticketmaster.
Mediante a enorme procura desses ingressos pelos fãs da banda britânica, vários relatos de problemas técnicos nestes sites foram verificados e o Oasis anunciou oficialmente que todos os bilhetes para as 17 datas da Oasis Live' 25 estavam esgotados ás 19 horas, horário local.
De acordo com o MBW, o uso de ferramentas de preços chamados "dinâmicos" na plataforma de ingressos Ticketmaster, empresa de propriedade da Live Nation, gerou uma reação negativa aos fãs da banda, que tentaram adquirir os primeiros ingressos depois de 16 anos de hiato do Oasis.
"Os preços dinâmicos na Ticketmaster, onde os preços sobem de acordo com a demanda, fixam alguns ingressos restantes em mais de £ 350 (cerca de R$ 2.500 no câmbio atual), acima dos £ 135 (cerca de R$ 996) quando a venda começou", disse a BBC em uma reportagem.
Oasis: secretária de cultura do Reino Unido classifica aumento dos ingressos como "deprimente"
Mediante essas alterações, Lisa Nandy, secretária de estado da cultura, mídia e esporte do Reino Unido sugeriu em um comunicado que era "deprimente ver preços imensamente inflacionados, impedindo os fãs comuns de terem a chance de curtir sua banda favorita ao vivo" e que "trabalhando com artistas, indústria e fãs, podemos criar um sistema mais justo que acabe com o flagelo dos anunciantes e das revendas fraudulentas e garanta ingressos a preços justos."
Nandy também afirmou que esses preços dinâmicos serão investigados por sua pasta: "Este governo está empenhado em colocar os fãs de volta no centro da música. Por isso, incluiremos questões relacionadas com a transparência e a utilização de preços dinâmicos, incluindo a tecnologia em torno dos sistemas de filas que os incentivam, na nossa próxima consulta sobre a proteção do consumidor na revenda de bilhetes".
Por sua vez, a Ticketmaster, que realiza a venda dos ingressos da nova turnê do Oasis, afirmou que "promotores e artistas definem os preços dos ingressos" e que "os preços podem ser fixos ou baseados no mercado. Os ingressos baseados no mercado são rotulados como Platinum ou In Demand."
Ou seja, os ingressos "com base no mercado" para os shows do Oasis foram listados pela Ticketmaster como "Em Demanda".
Após anúncio de turnê, reproduções do Oasis nas plataformas digitais aumentam
15 anos após a separação do Oasis, os irmãos Liam e Noel Gallagher anunciaram o retorno da banda para uma turnê em 2025. Com essa notícia, o número de reproduções diárias nas plataformas digitais aumentaram.
No domingo (25), as contas oficiais do Oasis postaram que fariam um anúncio na terça-feira (27), provocando a curiosidade dos fãs sobre um possível retorno.
Antes do teaser, as reproduções diárias do Oasis nos Estados Unidos giravam em torno da marca de 750.000, com a banda ganhando 754.000 streams no último sábado (24), de acordo com a Luminate; já no domingo (25), o número foi para 820.000 streams.
De acordo com a Billboard, à medida que a expectativa aumentava para o anúncio do Oasis, na segunda-feira atingiu 1,31 milhão de streams. Assim que a turnê Oasis Live '25 foi revelada na manhã de terça-feira (27), o total de reproduções foi de 2,80 milhões nos Estados Unidos.
Vale lembrar que a turnê começará em 4 de julho de 2025 e incluirá 17 datas em cinco cidades do Reino Unido. Os ingressos estarão à venda no sábado (31 de agosto).