PUBLICIDADE

O que são os FIIs e por que investir

Uma ótima alternativa independente do seu perfil de investidor

18 fev 2021 10h25
ver comentários
Publicidade

Não importa muito se você é um investidor iniciante ou experiente. A verdade é que os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são uma ótima alternativa independente do seu perfil de investidor.

O que são os FIIs e por que investir.
O que são os FIIs e por que investir.
Foto: Envato Elements / Além dos Investimentos

Em geral, estes Fundos de Investimentos incluem em seus portfólios: shoppings, prédios comerciais, galpões de logística, faculdades, entre outros.

Ao investir em um FII, você se junta a outros investidores, tornando-se cotista deste fundo e participando, assim, dos prejuízos e lucros daquele portfólio.

Mas por que investir em FIIs é tão vantajoso?

1 - Rentabilidade

As formas que existem do investidor lucrar sendo cotista de um Fundo Imobiliário são: a valorização das cotas na Bolsa e a distribuição periódica de lucros.

O objetivo dos FIIs é gerar renda para seus investidores, então, uma vez que você se torna cotista, você passa a participar da distribuição de lucros. Esta distribuição ocorre na maioria das vezes a cada mês..

2 - Isenção de Imposto de Renda

Você - pessoa física - pode ter seus rendimentos de FII livres de Imposto de Renda. Para isso, basta ficar atento a alguns critérios:

  • Sua participação no fundo deve ser de até 10%. Caso sua participação seja maior, você perde a isenção.
  • O fundo em questão deve ter pelo menos 50 cotistas.
  • É Importante atentar para o fato de que, quando falo sobre isenção de imposto, estou falando apenas sobre os rendimentos periódicos, porque, se você vender suas contas, existe uma taxação de 20% sobre o seu lucro.

    3 - Mais diversificação

    Essa é uma tecla em que eu sempre bato: diversificação.

    É essencial para qualquer investidor diversificar seus investimentos, porque é uma forma de você minimizar sua exposição a riscos.

    Os próprios fundos já podem garantir uma diversificação. Se você compra uma cota de um fundo que tenha diferentes setores no seu portfólio, automaticamente você está diversificando ainda mais.

    4 - Acessível para todos

    Uma das coisas que eu adoro nos Fundos Imobiliários é a simplicidade e facilidade que ele oferece para o investidor.

    Você não precisa ter um grande capital para iniciar nessa modalidade. Hoje existem cotas sendo negociadas por valores muito baixos. Além disso, você faz tudo direto no Home Broker da sua corretora com muita facilidade.

    Ou seja… Através dos Fundos Imobiliários, é possível começar a investir em imóveis hoje mesmo e ainda por cima receber rendimento de aluguéis sem precisar lidar com os imóveis físicos e toda a sua burocracia.

Além dos Investimentos
Publicidade
Publicidade