Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que são as 'terras raras' brasileiras em que os EUA e o mundo estão de olho?

Brasil está em segundo lugar no ranking mundial de reservas de minerais de terras raras, atrás apenas da China

24 ago 2025 - 18h12
(atualizado em 24/8/2025 às 16h20)
Compartilhar
Exibir comentários

As chamadas "terras raras" têm capturado a atenção do mundo recentemente por conta de suas centenas de aplicações em vários setores industriais ? e também pelo interesse demonstrado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Mas, afinal, o que são as terras raras?

A expressão se refere a 17 elementos químicos, entre eles neodímio, praseodímio e disprósio, que são essenciais para algumas tecnologias modernas, como smartphones, IA, turbinas eólicas, baterias recarregáveis, painéis solares, carros elétricos, equipamentos médicos, aeronaves, entre outros.

Esses metais não são necessariamente raros, sendo encontrados em várias partes do mundo. Mas eles são considerados estratégicos por serem de difícil extração, incrustados em argilas no subsolo ou em rochas compactas.

Em seu segundo mandato como presidente dos EUA, Donald Trump tem abordado a ideia de anexar o Canadá e comprar a Groenlândia da Dinamarca, dois territórios de posição estratégica no Ártico e que também têm riquezas minerais, especialmente minerais críticos e de terras raras. Trump também já negociou um acordo pelas terras raras da Ucrânia em troca do pagamento pela ajuda militar ao país na guerra contra a Rússia, evidenciando seu interesse pelo tema.

No caso do Brasil, após anunciar a tarifa de 50% para produtos brasileiros exportados para os EUA, o governo americano também ventilou a possibilidade de envolver os minerais críticos e de terras raras brasileiras em algum tipo de acordo.

O Brasil está em segundo lugar no ranking mundial de reservas de minerais de terras raras, atrás apenas da China, com vastas reservas de argilas iônicas, uma das fontes naturais que contêm a maioria dos 17 elementos de terras raras.

A argila iônica revolucionou a extração de terras raras, pois, com ela, esses minerais são de refino mais simples e menos poluente — em outras reservas mundiais, as terras raras geralmente estão perto de materiais radioativos e sua extração é custosa do ponto de vista ambiental.

Atualmente, as principais parcerias no Brasil em relação às terras raras são com empresas chinesas, que apenas retiram os minerais, e o País ainda não desenvolveu essa cadeia produtiva, com parte do refino sendo feito em território brasileiro e gerando empregos.

Há também uma corrida de empresas para obterem licenças de pesquisa e exploração de áreas minerais espalhadas por vários Estados brasileiros, com o País atraindo grupos e mineradoras de países como Canadá, Austrália e Estados Unidos.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade