Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

RS tem mais de 70 casos de golpistas que se passam por Elon Musk; entenda

O que desencadeou a pesquisa foi o caso recente de uma mulher de 70 anos que enviou R$ 26 mil a um perfil que dizia ser o bilionário

1 set 2025 - 16h28
(atualizado às 18h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Polícia Civil do RS investiga mais de 70 denúncias de golpes onde criminosos se passam por Elon Musk, com foco em mulheres idosas, sem prisões até o momento.
O bilionário Elon Musk tem sido usado por criminosos que praticam estelionato
O bilionário Elon Musk tem sido usado por criminosos que praticam estelionato
Foto: Chip Somodevilla/GettyImages

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou um levantamento e chegou à conclusão de que existem ao menos 70 denúncias de pessoas que foram vítimas de estelionatários que se passavam pelo bilionário Elon Musk. Em sua grande maioria, mulheres idosas são os alvos dos criminosos. O que desencadeou a pesquisa foi o caso recente de uma mulher de 70 anos que enviou R$ 26 mil a um perfil que dizia ser o dono da rede social X

"Ela tinha conversações via redes sociais com uma pessoa que dizia ser Elon Musk e acabou sendo envolvida até emocionalmente pela conversa dele", conta o delegado Ajaribe Rocha Pinto, da 10ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre. 

O golpista disse à idosa que enviaria uma caixa contendo determinada quantia em dinheiro, mas que, para isso, ela precisaria arcar com supostas taxas alfandegárias. O caso ocorreu no final de julho.

Segundo o delegado, ainda não houve ninguém preso pelo crime. Ele explica que as investigações do tipo levam tempo por envolverem sigilo de conversas e de dados bancários.

Com relação às outras denúncias similares, Ajaribe afirma que ainda não é possível saber se os casos estão conectados porque cada um está sendo investigado por uma delegacia diferente. "Ainda não está centralizado em um único órgão", diz. 

Sobre a escolha de se passar por Elon Musk, o delegado não considera que exista um motivo específico. "Os estelionatários acabam usando o nome de pessoas conhecidas. Assim como usaram esse, às vezes, usam o nome de jogador de futebol, outras figuras aí do mundo", afirma.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade