Parques de SP alertam para golpe de falsos ingressos virtuais; veja
O Animália Park, Aquário de São Paulo e Cidade da Criança emitiram um comunicado em conjunto contra os golpes virtuais
Parques de São Paulo alertam sobre golpes de falsos ingressos virtuais, com recomendação para comprarem apenas pelos sites oficiais, evitando promoções irreais e verificando domínios e informações confiáveis.
Atrações para a família em São Paulo emitiram uma alerta para que os consumidores fiquem atentos a golpes de venda de falsos ingressos pela internet. Um comunicado da Animália Park, Aquário de São Paulo e Cidade da Criança relata que famílias estão chegando aos parques com ingressos via QR Code inválidos e são impedidas de entrar, gerando prejuízo e frustração às vítimas.
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De acordo com os parques, golpistas replicam seus logotipos, identidades visuais e linguagem promocional para convencer consumidores a fazerem pagamentos via Pix. Normalmente, os valores estão abaixo dos praticados oficialmente.
“Só no último mês, centenas de crianças viram o sonho de visitar o Aquário de São Paulo frustrado em função dessas fraudes. Os fraudadores emitem um e-mail como se fosse um voucher de entrada no Aquário, e as famílias chegam acreditando que está tudo certo. É muito difícil ver crianças acreditando que iam viver um dia especial e descobrirem que foram enganadas”, diz o CEO do grupo ExpoAqua, Anael Fahel.
No caso do Animália Park, famílias teriam tido que gravar vídeos falando sobre a expectativa de visitar o espaço, acreditando se tratar de uma promoção para conseguir ingressos mais baratos. Segundo o comunicado, esses vídeos não têm qualquer utilidade ou função, porque o Animália não realiza promoções desse tipo.
Os sites oficiais das atrações são os seguintes: Aquário de São Paulo (aquariodesp.com.br); Animália Park (animaliapark.com.br); e Cidade da Criança (cidadedacrianca.com.br).
Além de orientar que os consumidores comprem sempre pelos sites oficiais, as atrações turísticas dão outras dicas:
- Desconfie de promoções muito grandes: promoções podem existir, mas a diferença exagerada é sinal de alerta. Ex.: ingresso de R$ 150 por R$ 30;
- Sites oficiais sempre oferecem mais de uma forma de pagamento (cartão de crédito, boleto, Pix);
- Verifique se o domínio é correto e sem variações suspeitas. Ex.: aquariosaopaulo.com vs aquari0saopaulo.net;
- Confira as redes sociais oficiais dos parques para conferir a existência de uma promoção;
- Fique atento a erros de português nos sites.