Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Motta diz que vai conversar com Haddad 'de hoje para amanhã' sobre solução alternativa para IOF

Encontro deve ocorrer na noite desta segunda-feira, 2, e definições devem ser discutidas com o presidente Lula nesta terça-feira, 3

2 jun 2025 - 19h34
(atualizado às 20h10)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou nesta segunda-feira, 2, que vai conversar "de hoje para amanhã" com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a "solução alternativa" que o governo Lula deve apresentar ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O Estadão/Broadcast apurou que o encontro deve ocorrer nesta segunda-feira à noite, por volta de 19h30. Devem participar, além de Motta e Haddad, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e os líderes do governo na Câmara, Congresso e Senado, José Guimarães (PT-CE), Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Jaques Wagner (PT-BA).

As definições da reunião devem ser discutidas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira, 3.

Encontro entre Haddad e Motta sobre alternativas ao aumento de IOF deve ocorrer na noite desta segunda-feira, 2
Encontro entre Haddad e Motta sobre alternativas ao aumento de IOF deve ocorrer na noite desta segunda-feira, 2
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

Um anúncio sobre as conclusões da reunião não deve ser feito oficialmente nesta segunda-feira, 2. O protocolo é que Lula bata o martelo sobre o que for acordado na reunião antes de uma publicização.

Questionado sobre o que podem ser as medidas alternativas, Motta tem sinalizado que as possibilidades estão sendo "conversadas". "Vamos fechar direitinho, isso mexe muito com a economia", indicou ao deixar a Câmara nesta tarde.

Dentre algumas das alternativas que rodam nos corredores da Câmara estão a taxação das bets e fintechs - sugestão feita por bancos - e até a aplicação do IOF sobre criptoativos.

Neste momento, as possibilidades são vistas como "caminhos". Em seus discursos, Motta tem dado maior ênfase à revisão de gastos tributários e de isenções fiscais.

Há uma expectativa de que uma solução para o IOF possa ser anunciada antes da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a França, marcada para terça-feira à noite.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade