Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mitsubishi compra participação de fazenda de café no País

MERCADOS - Matérias Primas

3 abr 2012 - 16h32
Compartilhar

A japonesa Mitsubishi Corp. afirmou nesta terça-feira ter comprado 20% de participação na Ipanema Coffees, uma das maiores fazendas de café do Brasil, que cobre uma área do tamanho da ilha de Manhattan, em Nova York. A Ipanema Coffees, produtora de grãos especiais, foi o segundo investimento agrícola da Mitsubishi este ano no Brasil, País que tem um papel estratégico nos planos da japonesa.

Há cerca de dois meses, a Mitsubishi comprou uma fatia na Ceagro, subsidiária brasileira do grupo argentino Los Grobo. A Mitsubishi, maior trading do Japão, disse que a crescente demanda por café era uma motivação para os investimentos na Ipanema.

"A demanda pelo café certificado que a Ipanema produz tem crescido em torno de 10% ao ano nos países desenvolvidos como os EUA, a Europa e o Japão", disse a Mitsubishi Corp em comunicado.

Produtores no Brasil, maior produtor mundial de café, lucraram com o aumento dos preços no último ano devido ao aperto da oferta. Embora tenham recuado recentemente, as cotações em Nova York continuam quase 60 por cento acima da média dos últimos 10 anos.

Em outra transação, a holding Tchibo Austria, dona da torrefadora de café Tchibo, também comprou uma participação de 16,5% da companhia, disse o presidente-executivo da Ipanema, Washington Luiz Alvez Rodrigues.

Parte dos recursos na venda das participações será investido em mais irrigação e mecanização da colheita.

"Ambas (Mitsubishi e Tchibo) estão vindo com propostas para que a Ipanema cresça e para ajudar com a governança da companhia e, ao mesmo tempo, entender mais sobre o Brasil e olhar para outras oportunidades para o futuro", disse Rodrigues à Reuters.

Os investimentos devem impulsionar o capital da companhia enquanto os proprietários atuais, a ML Participações, o fundo de investimentos local Paraguaçu e a torrefadora norueguesa Friele também venderam parte de suas ações como parte da transação. A ML Participações é de uma família que fundou a Ipanema Coffees em 1969.

Rodrigues disse que as companhias não declararam o valor das transações. A Ipanema produz apenas grãos de tipo arábica, mais suaves e mais caros que o café robusta.

Fonte: Reuters News
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra