Ministro das Finanças da Alemanha pede acelereção da implementação de investimentos
Os investimentos estão impulsionando o crescimento na Alemanha, mas sua implementação precisa ser mais rápida, disse nesta quarta-feira o ministro das Finanças do país, Lars Klingbeil, citando o relatório econômico do governo para 2026.
O governo alemão está reduzindo sua previsão de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2026 de 1,3% para 1,0%, de acordo com uma pessoa familiarizada com as projeções.
Mesmo assim, a previsão marca uma aceleração após dois anos de estagnação e um crescimento apenas modesto no ano passado.
"O foco no investimento é o correto", disse Klingbeil. "Quando se trata de implementação, precisamos aumentar ainda mais o ritmo."
O crescimento deve ser impulsionado principalmente por um pacote fiscal aprovado em março de 2025. Mas, até o final do ano, apenas 24 bilhões de euros do fundo de infraestrutura de 500 bilhões de euros haviam sido investidos, ressaltando o ritmo lento da tomada de decisões no sistema federal da Alemanha.
Economistas e grupos empresariais afirmam que muitas reformas prometidas, necessárias para o crescimento sustentável, ainda não foram implementadas.
"O que importa para mim são as reformas que tornam nosso país mais rápido e mais eficiente, liberam o potencial e eliminam os obstáculos burocráticos", disse Klingbeil, sem dar mais detalhes sobre as mudanças que o governo planeja fazer em seguida.