Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Minério de ferro tem perda semanal com demanda baixa por aço e cortes de produção na China

7 nov 2025 - 08h36
Compartilhar
Exibir comentários

Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian caíram nesta sexta-feira e fecharam com perda em base semanal, com o enfraquecimento da demanda por aço e os cortes na produção siderúrgica pressionando os preços na China, principal mercado consumidor do minério.

O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China caiu 1,87%, para 760,5 iuanes (US$106,77) a tonelada. O contrato encerrou a semana com queda de 3,95%.

O minério de ferro de referência de dezembro na Bolsa de Cingapura recuava 2,46%, para US$101,35 a tonelada. O contrato caiu 4,51% até o momento nesta semana.

Para controlar a deflação, a China busca eliminar o excesso de capacidade em vários setores, com destaque para o setor siderúrgico, no qual o rápido crescimento da capacidade pesou sobre a lucratividade, disseram analistas do ANZ.

Dados da SteelHome mostraram cortes na produção de alto-forno na principal região siderúrgica do norte da China, levando a um declínio na produção de aço.

Os preços do minério devem permanecer em baixa, com a demanda de aço enfraquecendo novamente no terceiro trimestre, uma vez que o consumo nos setores imobiliário e de infraestrutura e manufatura diminuiu frente ao ano anterior, sem nenhuma melhora significativa no quarto trimestre, disse a corretora chinesa Galaxy Futures.

O chanceler alemão Friedrich Merz e o ministro das finanças Lars Klingbeil pediram patriotismo europeu para proteger a indústria siderúrgica da UE, após a Comissão Europeia ter proposto no mês passado cortar quase pela metade as cotas de importação de aço isentas de tarifas, dobrando a taxa fora da cota para 50%.

A ArcelorMittal, a segunda maior siderúrgica do mundo, superou as expectativas de lucros do terceiro trimestre e apresentou uma perspectiva positiva para 2026, embora tenha observado que a demanda geral permaneceu fraca no trimestre e não houve sinais de reabastecimento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade