Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Minério de ferro recua com enfraquecimento da demanda chinesa

8 dez 2025 - 08h23
Compartilhar
Exibir comentários

Os contratos futuros de minério de ferro caíram nesta segunda-feira, à medida que a demanda enfraquecida na China, somada ao aumento da manutenção de equipamentos e à ausência de novas medidas de estímulo por parte do principal órgão decisório do país, pesaram sobre o sentimento do mercado.

O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE) da China encerrou a sessão do dia com queda de 1,14%, a 778,5 iuanes (US$110,13) a tonelada, valor mais baixo desde 17 de novembro.

O minério de ferro de referência para janeiro na Bolsa de Cingapura recuou 1,34%, para US$102 a tonelada, menor patamar desde 1º de dezembro.

Várias siderúrgicas realizaram manutenção de equipamentos, aproveitando o enfraquecimento sazonal da demanda de aço nessa época, resultando em uma queda na demanda de matéria-prima para a produção de aço, disseram analistas.

A produção média diária de metal quente, um indicador da demanda de minério de ferro, caiu 1% em relação à semana passada, para 2,32 milhões de toneladas, o menor volume desde 5 de setembro, segundo dados da consultoria Mysteel.

Os preços do principal ingrediente da fabricação de aço aprofundaram a queda nas negociações da tarde, com esperanças frustradas de mais estímulos na China.

A China manterá a expansão da demanda doméstica e apoiará a economia com políticas mais proativas em 2026, disse o Politburo, o principal órgão decisório do Partido Comunista, na segunda-feira, segundo a mídia estatal Xinhua.

No entanto, a reunião prevista não revelou novas políticas vigorosas de estímulo, disseram analistas.

As importações de minério de ferro do país em novembro permaneceram acima de 100 milhões de toneladas pelo sexto mês, apesar de uma ligeira queda mensal.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade