Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Minério de ferro cai em Dalian com diminuição da demanda e aumento dos estoques

12 dez 2025 - 09h43
Compartilhar
Exibir comentários

Os contratos futuros do minério de ferro caíram na bolsa de Dalian nesta sexta-feira e caminhavam para a segunda perda consecutiva em base semanal, prejudicados pela redução da demanda na China e pelo aumento dos estoques portuários, embora a promessa de estímulo fiscal de Pequim e a estabilização do mercado imobiliário tenham limitado as perdas.

O contrato de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou a sessão do dia com queda de 0,33%, para 760,5 iuanes (US$107,79) a tonelada, uma queda semanal de 0,8%.

O minério de ferro de referência de janeiro na Bolsa de Cingapura subiu 0,5%, para US$101,95 a tonelada, beneficiado pela queda do dólar depois que o Federal Reserve dos EUA cortou as taxas de juros. O preço caiu 1,4% até o momento nesta semana.

O enfraquecimento sazonal da demanda de aço, com a baixa temperatura prejudicando as atividades de construção ao ar livre nas regiões do norte da China, reduziu o consumo de matérias-primas, incluindo o minério de ferro.

A média diária de produção de metal quente, um indicador da demanda de minério de ferro, caiu 1,3% em relação à semana anterior, atingindo uma mínima de três meses de 2,29 milhões de toneladas em 11 de dezembro, caminhando para a quarta queda semanal consecutiva, segundo dados da consultoria Mysteel.

Enquanto isso, os estoques de minério de ferro nos portos aumentaram 0,9% na semana, para 154,31 milhões de toneladas, o maior desde março de 2022, segundo dados da Mysteel.

No entanto, as perdas foram limitadas por um impulso da promessa dos líderes chineses na quinta-feira de manter uma política fiscal "proativa" no próximo ano, que estimularia tanto o consumo quanto o investimento para manter o crescimento econômico forte.

Pequim também afirmou que estabilizaria o mercado imobiliário com medidas específicas para cada cidade. A prolongada desaceleração do mercado imobiliário vem reduzindo a demanda por produtos siderúrgicos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade