Minério de ferro cai com suspensão da atividade de construção na China antes de desfile militar
Os futuros do minério de ferro caíram nesta quinta-feira, depois que o governo chinês ordenou a suspensão das atividades de construção antes de um desfile militar em Pequim.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China caiu 2,94%, para 775 iuanes (US$108,06) a tonelada.
O minério de ferro de referência de setembro na Bolsa de Cingapura recuava 1,36%, a US$102,1 a tonelada.
O desfile militar para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial será realizado em 3 de setembro.
"As autoridades chinesas ordenaram a suspensão das atividades de construção em pelo menos 12 províncias antes e nos arredores do evento", disse Atilla Widnell, diretor administrativo da Navigate Commodities em Cingapura.
"Como resultado, não é de se surpreender que os futuros do vergalhão de Xangai e do minério de ferro em Dalian e Cingapura tenham sofrido vendas significativas."
Enquanto isso, a demanda da China por aço para construção deve permanecer estável em agosto, apoiada pelo lançamento de novos projetos, embora o clima adverso recente tenha interrompido a construção, disse a consultoria chinesa Mysteel em nota nesta quinta-feira.
Os novos empréstimos em iuanes sofreram contração geral em julho, pela primeira vez em duas décadas, indicando uma fraca demanda do setor privado em meio às negociações comerciais com Washington.