O que considerar antes de investir em uma franquia de serviços de limpeza
O setor de franquias de Limpeza e Conservação cresceu 11,6% em 2024, destacando-se como uma oportunidade atrativa e segura, com dicas essenciais para avaliar mercado, escolher redes confiáveis e entender o modelo de negócio.
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o setor de Limpeza e Conservação se destacou com um aumento de 11,6%, no ano de 2024 no mercado de franquias, com um faturamento de R$ 2.146 bilhões, refletindo a crescente demanda por serviços especializados no Brasil.
Dentro desse contexto, redes que atuam com intermediação de serviços domésticos despontam como uma alternativa atrativa para quem busca iniciar um negócio seguro e com alta demanda.
Felipe Buranello, CEO da Maria Brasileira, rede de limpeza residencial e empresarial com mais de 500 unidades, deu dicas dos principais pontos que devem ser levados em consideração quando um empreendedor quer investir numa franquia de serviços de limpeza.
1. Avaliar o mercado local: estudar a demanda da região e pesquisar a concorrência;
2. Escolher uma franquia confiável, com histórico sólido, boa reputação e que ofereça suporte completo. Verificar se a franquia é registrada na ABF (Associação Brasileira de Franchising) traz mais segurança jurídica;
3. Entender o modelo de negócio: analisar o valor do investimento inicial e o que ele cobre, taxa de royalties e fundo de marketing e as exigências operacionais;
4. Investimento em equipe e treinamento;
5. Uso de produtos e equipamentos adequados;
6. Controle rigoroso da operação;
7. Foco no atendimento e na confiança do cliente e das facilitadoras;
8. Estar preparado para crescer.
Assista ao vídeo com o comentário e as dicas de Felipe.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.