Dor de ver filho na UTI faz empreendedor transformar como empresas lidam com dados
Em 2023, Antonio Duarte passou 50 dias com o filho prematuro na UTI. Foi na infinidade de dashboards com números e sons indicando sinais vitais - tão essenciais para o uso dos médicos - que percebeu o quão importante é a inteligência de dados. Assim surgiu a Nekt, plataforma de dados e IA que simplifica o acesso e uso de dados para empresas em crescimento, fundada por ele e mais 3 sócios - Vinícius Justo, Pedro Ceriotti e Andrio Frizon. A startup acaba de captar R$ 5 milhões em sua primeira rodada de investimentos.
“Comecei a programar com 12 anos. Um dos meus melhores amigos morava em um prédio com uma escola de informática. Eles montaram um curso e eu e ele resolvemos nos inscrever. Com isso, passei a desenvolver websites para empresas locais na minha cidade natal. Muitas pessoas não me levavam a sério até ver a materialização da solução que eu montava para eles. Mas, mesmo atuando com software em toda minha carreira profissional, foi depois de passar 50 dias na UTI com meu filho prematuro, que percebi o quão dependente somos de dados”, explica Antonio Duarte sobre a sua trajetória.
A startup surge da proposta de trazer uma solução de dados que seja pragmática. Foi a forma que o CEO encontrou de tirar algo positivo de um momento desafiador. Hoje, a plataforma unifica engenharia, análise e ativação de informações em um só ambiente e acabou de captar R$ 5 milhões em seu primeiro aporte, liderado pela Alexia Ventures, de Patrick Arippol, além de investidores anjo que incluem Guilherme Lopes, co-fundador da RD Station, adquirida pela TOTVS por quase 2 bilhões.
Empresas usam a solução para centralizar dados de diferentes fontes, organizá-los na sua própria nuvem e rodar transformações que vão de consolidações a análises avançadas com modelos de inteligência artificial e algoritmos preditivos. Em pouco tempo de atuação, mais de 40 empresas já usam a plataforma, entre elas Seazone, Hapana, BT Créditos, OneBlinc, Scholars of Finance e HighNote.