Script = https://s1.trrsf.com/update-1742411713/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

4 erros que afastam os talentos de uma empresa

2 mar 2025 - 06h14
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Investir no employer branding é crucial para atrair, reter talentos e fortalecer a cultura organizacional, segundo pesquisa do LinkedIn.
Foto: Canva

Investir no employer branding nunca foi tão importante para uma marca quanto hoje. De acordo com a recente pesquisa Global Talent Trends do LinkedIn, 75% das pessoas pesquisam sobre a empresa e sua reputação antes de se candidatarem a uma vaga. Esse dado reforça a importância de construir uma imagem positiva e transparente no mercado, uma vez que os profissionais estão cada vez mais seletivos ao escolher onde querem trabalhar.

Traçar e executar boas estratégias de employer branding permite não apenas atrair talentos mais alinhados aos valores da empresa, como também a reduzir custos de recrutamento, aumentar a retenção de colaboradores e fortalecer a cultura organizacional.

 Para Vanessa Chiarelli Schabbel, diretora-executiva da Bop Comunicação Integrada, os eventos corporativos desempenham um papel fundamental na construção e fortalecimento do employer branding. Com isso em mente, a especialista destacou 4 erros cruciais a serem evitados para construir e manter uma imagem sólida e um ambiente favorável à atração e retenção de talentos nas empresas.

Erro 1: Não investir em uma imagem de marca forte

O primeiro erro, e um dos mais comuns, é não dar a devida atenção ao employer branding. Muitas empresas não se importam com o impacto de uma imagem positiva e transparente no mercado.

“Em um mercado competitivo, onde os profissionais têm cada vez mais opções e estão mais seletivos, a imagem de uma empresa pode ser o fator decisivo na escolha de um lugar para trabalhar”, afirma Vanessa.

Erro 2: Subestimar o papel dos eventos corporativos

Algumas empresas acabam caindo no erro de não criar um vínculo com seus funcionários, esquecendo da importância de manter os colaboradores engajados com seus ideais.

“Os eventos corporativos, como workshops, treinamentos e cerimônias de premiação, desempenham um papel fundamental no fortalecimento do employer branding. Ignorar esse tipo de evento que aumenta a conexão com os colaboradores pode minar a imagem da empresa”, destaca.

Erro 3: Não valorizar as conquistas do time

Seus funcionários precisam saber que estão fazendo um bom trabalho, deixar de gratificar seu empenho pode prejudicar o vínculo dos colaboradores com a empresa.

“Premiar seus funcionários é uma forma de destacar e reconhecer os esforços deles, sejam individuais ou coletivos. Não criar essas oportunidades de celebração pode reduzir a motivação e a satisfação de fazer parte da equipe”, pontua.

Erro 4: Não criar experiências que gerem conexão

Importante lembrar que os eventos da empresa não devem ser apenas sociais ou encontros formais, têm de ser eventos que conectem o funcionário aos ideais da empresa, alinhando eles com sua visão e missão por meio de diferentes dinâmicas que geram identificação.

“Apenas reunir os colaboradores em eventos não é suficiente. Os eventos dentro da empresa devem proporcionar a oportunidade dos colaboradores se conectarem aos valores e propósitos da empresa para aumentar o engajamento e fortalecer a cultura interna”, finaliza.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade