Mercado passa a ver apenas mais um corte na Selic este ano com inflação mais alta
Analistas consultados pelo Banco Central passaram a ver apenas mais um corte na taxa básica de juros Selic este ano, encerrando 2026 a 14,0%, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira.
Na semana anterior a pesquisa apontava Selic a 13,75% este ano, antes de o BC cortar a taxa em 0,25 ponto percentual na quarta-feira passada, a 14,25% ao ano.
Os especialistas consultados veem agora apenas mais uma redução de 0,25 ponto percentual em agosto, com a Selic sendo mantida em 14,0% em cada reunião seguinte de 2026.
A autoridade monetária deixou os próximos passos em aberto ao argumentar que avalia trajetórias de juros "alternativas" para atingir a meta de inflação em um horizonte um pouco mais distante.
Investidores reagiram negativamente ao comunicado "dovish" (suave com a inflação) do BC, e avaliarão a ata desse encontro na terça em busca de mais pistas. Uma das avaliações foi a de que o texto foi confuso, gerou ruídos e pareceu sugerir que o BC quer cortar novamente a Selic em agosto, a despeito da piora das expectativas de inflação.
De acordo com o Focus, a expectativa é de que a taxa básica volte a ser reduzida em 0,25 na primeira reunião de 2027, chegando a 12,0% ao final do ano que vem, sem alteração em relação à semana anterior.
O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou deterioração na expectativa para a inflação em 2026 pela 15ª vez seguida, com a alta do IPCA agora calculada em 5,33%, de 5,30% antes.
Para 2027 a conta subiu a 4,15%, de 4,10%, e para 2028 foi a 3,70%, de 3,68%.
O centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de crescimento este ano melhorou em 0,02 ponto percentual, a 1,98%, permanecendo em 1,70% para o ano que vem.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.