Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Maioria das empresas adota práticas ESG, mas nem todas têm conselho fiscal, diz pesquisa

Levantamento da MZ Estudos com 346 companhias mostra que colegiado está presente em apenas três quintos delas

18 jun 2024 - 14h29
(atualizado às 17h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Práticas de responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês) são adotadas por 73,4% das empresas, mas apenas 57,2% delas têm um conselho fiscal instaurado, segundo pesquisa da MZ Estudos feita com 346 companhias. O conselho fiscal é o órgão de governança encarregado de fiscalizar a administração da companhia e prevenir a ocorrência de fraudes.

Vinte diferentes setores econômicos compõem a mostra, e as empresas foram divididas por segmento de listagem na Bolsa, sendo que 54% delas pertencem ao Novo Mercado, segmento com a maior quantidade de obrigações de governança corporativa da B3.

Para 83,8% das companhias analisadas, há riscos em relação aos seus administradores, enquanto os riscos relacionados a questões sociais estão presentes em 81,8% dos Formulários de Referência arquivados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em 2024.

Pesquisa aponta que apenas 57,2% das empresas têm conselho fiscal instaurado
Pesquisa aponta que apenas 57,2% das empresas têm conselho fiscal instaurado
Foto: Gabriela Biló/Estadão / Estadão

Há riscos ainda em relação a questões ambientais para 82% das companhias, enquanto para 77% delas há riscos em relação a questões climáticas.

Representatividade

O levantamento registrou 1.900 pessoas pertencentes à diretoria executiva das empresas, sendo que apenas 13,4% delas se declararam do gênero feminino, enquanto 15,3% dos 2.249 integrantes dos conselhos de administração das empresas são mulheres.

Em relação à raça, tanto na diretoria executiva quanto nos conselhos de administração, a maioria se declarou branca (84,7% e 81,8%, respectivamente).

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade