Lula recebe nesta sexta-feira Von der Leyen às vésperas da assinatura de acordo entre UE e Mercosul
Encontro que ocorre no Rio de Janeiro deve tratar dos próximos passos do acordo comercial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta sexta-feira, 16, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. O encontro ocorre às 13h, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, na véspera da assinatura do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), que confirmou o encontro na última quarta-feira, 16, Lula discutirá com Von der Leyen "temas da agenda internacional e os próximos passos do Acordo de Parceria Mercosul-União Europeia".
Ainda segundo a pasta, os líderes darão declaração à imprensa após o encontro. Lula não deve viajar a Assunção para a assinatura do acordo, que contará com a representação do Brasil pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Em 9 de janeiro, a UE aprovou, por maioria qualificada, o aguardado Acordo Mercosul-UE. Dos 27 países membros da UE apenas França, Polônia, Áustria, Hungria e Irlanda apresentaram ressalvas. Este novo acordo viabiliza uma das maiores zonas de livre comércio do mundo, abrangendo cerca de 720 milhões de pessoas.