Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula ligou para presidente do TCU em meio a discussões sobre atuação da Corte no caso Master

Tema não teria sido aprofundado na conversa; nesta quinta, ministro relator do caso no tribunal recuou na decisão de inspecionar o BC

8 jan 2026 - 22h19
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou para o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, no meio do impasse da Corte de Contas com o Banco Central (BC) sobre a liquidação do Banco Master. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, a conversa entre ambos teria sido superficial, sem que o tema fosse aprofundado na ligação.

A informação foi publicada pelo jornal O Globo e confirmada pelo Estadão/Broadcast.

No telefonema, segundo apurou a reportagem, Lula não fez cobranças para Vital do Rêgo, procurando entender a opinião do presidente do TCU sobre o tema.

A ligação de Lula e Vital do Rêgo ocorreu logo após Lula chegar em Brasília após passar o recesso de fim de ano na Praia da Marambaia, praia privativa do Rio. Além do Master, os dois conversaram sobre temas econômicos.

Lula está atento ao desenrolar do processo do Master. O receio é que uma possível reviravolta na liquidação do banco resulte em instabilidade no mercado financeiro no início do ano eleitoral.

Nesta quinta-feira, o ministro relator do caso no TCU, Jhonatan de Jesus, recuou formalmente na determinação de inspecionar os documentos na sede do BC. Ele pediu que a inspeção seja analisada pelo plenário do TCU.

A atuação do ministro no caso tem provocado questionamentos sobre os limites da Corte de Contas no processo. Especialistas e técnicos do TCU ouvidos pelo Estadão dizem que o tribunal não poderia interferir na liquidação determinada pelo Banco Central e muito menos agir para tentar reverter a decisão da autoridade monetária.

Como mostrou o Estadão/Broadcast, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também conversou com Vital do Rêgo. Já o presidente da Corte de Contas também já manteve contato com o presidente do BC, Gabriel Galípolo, para tratar sobre o caso.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade