PUBLICIDADE

Jato da Virgin Atlantic faz 1º voo transatlântico com combustível de baixo carbono

29 nov 2023 - 14h58
Compartilhar
Exibir comentários

Um jato de passageiros da Virgin Atlantic, movido a 100% de combustível de aviação sustentável (SAF), concluiu uma viagem de Londres a Nova York, destacando o potencial das opções de emissões menores de carbono, que representam uma pequena fração do mix de combustíveis da indústria.

O voo de terça-feira transportou apenas o bilionário fundador da Virgin, Richard Branson, e mais algumas pessoas, e está programado para retornar a Londres usando combustível de aviação convencional.

As companhias aéreas estão apostando em combustíveis feitos a partir de resíduos orgânicos para reduzir suas emissões em até 70%, mas o alto custo e a oferta limitada de materiais necessários para fazer SAF tornam a produção em grande escala difícil.

O SAF representa menos de 0,1% do total de combustível de aviação mundial em uso hoje e custa de três a cinco vezes mais do que o combustível de aviação normal.

O voo, operado por um Boeing 787 da Virgin com motores Rolls-Royce Trent 1000, é a primeira vez que uma aeronave comercial voa longas distâncias usando 100% de SAF. Não havia passageiros pagantes nem carga a bordo.

"Vai levar um tempo antes de conseguirmos combustível suficiente para que todos possam voar. Mas é preciso começar por algum lugar", disse Branson em Londres antes do avião decolar.

A aviação não é uma indústria fácil de descarbonizar em comparação com as viagens terrestres e representa cerca de 2 a 3% das emissões globais de carbono.

Os motores em uso comercial ainda não são certificados para voar com mais de 50% de SAF, e a grande maioria dos voos mistura uma quantidade muito menor de SAF com combustível de aviação tradicional.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade