INSS autoriza ampliação da margem do consignado para 40%
Bancos também foram liberados para conceder crédito consignado para pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) editou Instrução Normativa, publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira, 28, que confirma a ampliação da margem de consignado de 35% para 40%. O aumento da margem foi anunciado no último dia 17 e, além de aposentados e pensionistas do INSS, a MP autoriza que cidadãos que recebem benefícios assistenciais (BPC/LOAS) ou que participem do programa Auxílio Brasil também tenham acesso ao empréstimo com juros mais baixos.
Quando anunciou a medida, o governo estimou que ela irá atingir 52 milhões de pessoas e injetar R$ 77 bilhões na economia. O porcentual máximo de consignação será de 40%, sendo que 5% poderão ser destinados para a amortização de despesas contraídas na modalidade de cartão de crédito ou cartão de benefícios (consignado) ou com a finalidade de saque por meio do cartão de crédito.