Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Índices de ações fecham em alta na Europa apesar da instabilidade com a guerra

24 mar 2026 - 15h59
Compartilhar
Exibir comentários

Os índices de ações ‌na Europa fecharam a terça-feira em alta, após uma sessão instável, com os investidores ponderando as expectativas de desescalada na guerra do Oriente Médio e as preocupações com danos econômicos a longo prazo.

O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,4%, para ⁠579,28 pontos, depois de ter caído 0,7% no início da ‌sessão.

Os papéis de telecomunicações e energia lideraram o avanço, com ganhos de 2,5% e 2,4%, respectivamente. Já as ‌ações do setor de defesa caíram 1,1%, ‌enquanto as do setor financeiro cederam 0,7%.

O setor ⁠de viagens e lazer, sensível aos preços do petróleo, registrou uma leve alta de 0,1%.

Os mercados vêm oscilando entre ganhos e perdas nesta semana, afetados pelas rápidas mudanças na retórica entre Washington e Teerã.

Na segunda-feira, o presidente dos EUA, Donald ‌Trump, disse que Washington já havia tido "conversas muito, muito fortes" ‌com Teerã mais de ⁠três semanas ⁠após o início da guerra, mas o Irã negou publicamente a afirmação.

O ⁠Estreito de Ormuz, responsável ‌por um quinto do ‌comércio mundial de petróleo, segue praticamente fechado desde o início da guerra. Nos últimos dias, a infraestrutura energética do Oriente Médio também foi alvo de ataques, gerando uma ⁠nova onda de incerteza.

"Os cenários básicos para os resultados dos preços da energia aumentaram. Os riscos, tanto em um cenário de escalada quanto no de desescalada, são maiores do que antes, porque a ‌interrupção se estendeu além do Estreito e atingiu a produção", escreveram os analistas do Morgan Stanley.

As economias europeias dependem fortemente ⁠das importações de petróleo, e um choque prolongado na oferta poderá impulsionar a inflação regional.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,43%, a 579,28 pontos.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,72%, a 9.965,16 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,07%, a 22.636,91 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,23%, a 7.743,92 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,42%, a 43.369,53 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,13%, a 16.910,20 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,18%, a 8.881,98 pontos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade