PUBLICIDADE

Maioria dos brasileiros vai usar restituição do IR para 'se planejar financeiramente' e quitar dívidas

Pesquisa do Serasa divulgada nesta quinta-feira, 6, revela também a opinião dos contribuintes sobre a forma como o IR é cobrado

6 jun 2024 - 14h02
(atualizado às 14h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

A maioria dos contribuintes já sabe como vão usar a restituição do Imposto de Renda, que começou a ser paga no último dia de maio. Uma pesquisa da Serasa, divulgada nesta quinta-feira, 6, mostrou que 43% dos brasileiros vão "se planejar financeiramente" com o dinheiro e outros 30% pretendem pagar dívidas com o valor da restituição. Já 21% querem usar a quantia para fazer um investimento.

A pesquisa, feita em parceria com o Instituto Opinion Box, ouviu 1.759 pessoas, entre os dias 7 e 17 de maio deste ano, quando a restituição ainda não havia começado a ser paga. Segundo a Receita Federal, 60,6% das 42.755.638 declarações enviadas resultaram em imposto a restituir - o que significa quase 26 milhões de brasileiros que terão direito ao retorno de impostos.

“A restituição do Imposto de Renda pode ser uma aliada para aqueles que precisam de alternativas para quitar suas dívidas e tirarem seus nomes dos cadastros de inadimplência”, diz Patrícia Camillo, especialista em educação financeira da Serasa. Ela sugere que o contribuinte estabeleça uma ordem de prioridade, favorecendo os débitos com vencimento mais próximo e com boas condições de negociação.

De acordo com a Serasa, 57% destes contribuintes receberão até R$ 1.000. Pelo menos 44% dos entrevistados consideram que o IR “desempenha papel significativo na distribuição de renda do país”, mas 40% “discordam do processo de declaração e arrecadação do Imposto de Renda”.

Como os contribuintes declaram o IR

A pesquisa também mostrou que a maioria dos brasileiros não se sente confiante para preencher a declaração sozinha: 44% optaram por contratar os serviços de um contador ou especialista e 14% pediram ajuda a familiares ou conhecidos.

Dos 40% que dizem preencher a declaração sozinhos, 46% dizem ter "medo de errar" e outros 24% afirmam ter "dificuldade de compreensão das regras e normas".

Ainda de acordo com a pesquisa, 72% dos entrevistados afirmaram “nunca terem deixado de fazer o IR” e mais da metade “não tiveram dificuldades para se organizar e preencher a declaração”. Entre aqueles que precisam pagar à Receita Federal, 54% colocam o pagamento no débito em conta, sendo que 43% quitarão a dívida com a União à vista.

Como consultar o lote de restituição 2024?

É possível consultar se a restituição foi liberada ou, então, se segue em processamento no site da Receita Federal. No link, é preciso indicar o CPF e a data de nascimento para acessar mais informações sobre a liberação da restituição.

Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Calendário da restituição Imposto de Renda 2024

As datas dos lotes de restituição são:

  • 1º lote (prioritário): 31/05/2024
  • 2º lote: 28/06/2024 
  • 3º lote: 31/07/2024
  • 4º lote: 30/08/2024
  • 5º lote: 30/09/2024
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade