PUBLICIDADE

Imposto de Renda: herança precisa ser declarada?

Ricardo Roberto, porta-Voz da Receita Federal, explica o que deve ser feito; assista ao vídeo

8 abr 2024 - 13h11
Compartilhar
Exibir comentários
Imposto de Renda 2024
Imposto de Renda 2024
Foto: Juca Varella/Agência Brasil

Você recebeu alguma herança e não sabe se precisa declarar em seu Imposto de Renda, ou então está na dúvida se vai precisar pagar algum tributo em cima disso? 

No Terra, a jornalista Paola Cecchi recebeu Ricardo Roberto, porta-voz da Receita Federal e Ednei Souza, fundador da Hubs Contabilidade, para falar sobre esclarecer essas e outras dúvidas, além de detalhes da declaração do IR.

"A herança é um rendimento isento, então, se a pessoa recebeu uma herança, ela vai informar em um campo especifico de rendimentos isentos e não tributáveis", explica Ricardo Roberto, que usou um exemplo de um apartamento no valor de R$ 400 mil. "Você vai declarar esses R$ 400 mil como rendimento, que é isento, e não vai pagar imposto sobre esse valor. E também [no campo] bens e direitos ".

"Dessa forma, com a declaração feita corretamente, não há de se falar em variação patrimonial", acrescenta o porta-voz da Receita Federal. Assista: 

IR: Herança precisa ser declarada?:

Quer evitar erros que fazem você perder dinheiro na hora da declaração de imposto de renda da sua empresa? Clique aqui e saiba mais.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade