Ibovespa opera em leve alta com dados econômicos no radar
O Ibovespa opera em leve alta nesta quinta-feira, em meio a um cenário de cautela, com os investidores ajustando posições enquanto avaliam a agenda de dados econômicos doméstica e externa.
Às 11h45, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, subia 0,35%, a 162.544,34 pontos.
O contrato futuro do índice com vencimento mais curto, em 18 de fevereiro, mostrava acréscimo de 0,55%.
O volume financeiro somava R$5,32 bilhões.
Em meio às incertezas sobre os próximos passos do Federal Reserve na condução de sua política monetária, os dados de emprego dos Estados Unidos ganharam destaque na agenda da semana. Mais cedo, foi divulgado que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego no país aumentaram em 8.000 na semana encerrada em 27 de dezembro, para 208.000 em dado com ajuste sazonal. Economistas consultados pela Reuters previam 210.000 pedidos para a última semana.
O mercado agora aguarda o relatório oficial de empregos fora do setor agrícola, o payroll, que sai na sexta-feira e pode dar mais pistas sobre o rumo dos juros nos EUA.
"A postura [do Ibovespa] é mais voltada aos ajustes de posições do que a uma tendência propriamente dita e definida, em um pregão de espera pelos números de amanhã", disse Otávio Araújo, consultor sênior da Zero Markets Brasil.
Localmente, a produção industrial ficou estável em novembro ante outubro e cedeu 1,2% ante novembro de 2024. Economistas ouvidos pela Reuters esperavam alta de 0,2% na comparação mensal e queda de 0,1% em base anual. A expectativa agora fica em relação aos números do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que saem amanhã.
DESTAQUES
- PETROBRAS PN avançava 0,54%, em linha com o avanço dos preços do petróleo no exterior.
- ITAÚ UNIBANCO PN avançava 0,94% e BRADESCO PN caía 0,69%. BANCO DO BRASIL ON avançava 0,14%, SANTANDER BRASIL UNIT mostrava alta de 0,81% e BTG PACTUAL UNIT tinha ganho de 1,63%.
- VALE ON caía 1,89%, em linha com as perdas dos futuros do minério de ferro na China.
- CSN ON perdia 2,64%, liderando as perdas do índice, refletindo o dia negativo para o minério de ferro.
- EMBRAER subia 3,23%. A companhia anunciou na terça-feira que entregou 91 aeronaves no quarto trimestre, acima das 75 unidades despachadas a clientes em 2024, com avanço principalmente no segmento de aviação executiva.
- AXIA PNB subia 3,41%, chegando a liderar os ganhos do Ibovespa. Recentemente, a empresa informou que vai recorrer de liminar que determinou que a empresa provisione R$750 milhões relacionados à participação nos lucros e resultados (PLR) de funcionários.
Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em
Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em