Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Governos Lula e Tarcísio marcam reuniões com empresários sobre tarifas nesta terça no mesmo horário

Encontro em São Paulo será às 9h30 e, em Brasília, às 10h; Alckmin diz 'não ver problema' na reunião do governador de SP, que se mobiliza pela segunda vez para tentar gerir crise gerada pela sobretaxa de Trump

14 jul 2025 - 13h24
(atualizado às 17h46)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O comitê interministerial montado pelo Palácio do Planalto para analisar a tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros começará a se reunir com representantes dos setores econômicos a partir desta terça-feira, 15, às 10h, em Brasília. Quase no mesmo horário, às 9h30, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), agendou um encontro com empresários do setor industrial para tratar do assunto, no Palácio dos Bandeirantes.

Segundo apurou a reportagem, a reunião em São Paulo deve contar com a presença de 15 nomes do setor industrial com atuação no Estado e com o encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar.

Lula não é presença garantida nas reuniões de comitê com empresários e Alckmin será o responsável por liderar trabalhos; governo Tarcísio marca reunião no mesmo dia em SP
Lula não é presença garantida nas reuniões de comitê com empresários e Alckmin será o responsável por liderar trabalhos; governo Tarcísio marca reunião no mesmo dia em SP
Foto: Taba Benedicto/ Estadão / Estadão

Esta é a segunda movimentação de Tarcísio para tentar gerir a crise provocada por conta da sobretaxa de Trump. O governador afirmou, na última sexta-feira, 11, que se reuniu Escobar em Brasília e que discutiu sobre as consequências da tarifa para a indústria e o agronegócio brasileiro.

O encontro aconteceu após Tarcísio culpar Lula pela ameaça do presidente norte-americano. "Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado?", disse, na ocasião, o governador paulista, em seu perfil na rede X, antigo Twitter.

'Não vejo problema em reunião de Tarcísio', diz Alckmin

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse não ver problema no fato de o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se reunir com o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para buscar uma solução.

Alckmin disse não ter sido procurado sobre o assunto, mas afirmou: "Não vejo nenhum problema que haja reunião".

"É importante destacar que nós já vínhamos fazendo um diálogo. Eu estive, por videoconferência, com o Howard Lutnick (secretário de Comércio dos EUA) e com o embaixador Jamieson Greer (representante comercial). Depois, as conversas continuaram. No dia 16 de maio, foi encaminhado, em caráter confidencial, uma proposta de negociação para os Estados Unidos, o que não foi respondido. Até sexta-feira antes do anúncio, estava tendo reunião no nível técnico", afirmou Alckmin.

Na reunião marcada pelo Planalto, em Brasília, o governo pretende colher impressões e estudos apresentados por esses setores da economia para embasar sua resposta ao governo norte-americano.

O Palácio do Planalto nega trabalhar, no momento, com um pedido de extensão do prazo para a negociação com os Estados Unidos e com a ideia de redução da tarifa sobre produtos brasileiros de 50% para 30%, apurou a reportagem. Segundo pessoas ouvidas, o foco do governo, no momento, é na atuação do comitê interministerial.

O Estadão/Broadcast apurou que o governo acredita não ser o momento de falar em mais prazo e em uma redução da tarifa sem nem ao menos ouvir o impacto sobre os diferentes setores econômicos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é presença garantida nas reuniões do comitê interministerial com os empresários e representantes do setor produtivo. O vice-presidente Geraldo Alckmin será o responsável por liderar os trabalhos do grupo. A presença de Lula em algumas conversas, porém, não está descartada.

Pessoas ouvidas pela reportagem disseram, ainda, que o decreto de regulamentação da lei da reciprocidade econômica está em elaboração na Casa Civil e será publicado no Diário Oficial da União até esta terça-feira, 15. Há a possibilidade, ainda, de o ato presidencial ser divulgado ainda nesta segunda-feira, em edição extra do Diário Oficial.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade