1 evento ao vivo

Governo quer idade mínima para aposentadoria

Brasil é um dos poucos países que não adotam esse limite

14 jun 2015
08h19
  • separator
  • 0
  • comentários

O governo federal vai discutir a elaboração de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que fixe uma idade mínima para a aposentadoria, além de uma nova fórmula para garantir o valor integral do benefício. A proposta será apresentada às centrais sindicais como alternativa ao fator previdenciário. As informações foram publicadas neste domingo pelo jornal Folha de S.Paulo.

Proposta será apresentada como alternativa ao fator precvidenciário
Proposta será apresentada como alternativa ao fator precvidenciário
Foto: iStock

De acordo com a publicação, assessores de Dilma Rousseff confirmaram que a presidente vai tratar do assunto com sua equipe e ainda não tem uma proposta fechada.  Dilma tem até quarta-feira para fechar acordo com os sindicalistas, já que no dia 17 de junho vence o prazo para sancionar ou vetar a proposta aprovada no Congresso que criou uma alternativa ao fator previdenciário.

Siga Terra Notícias no Twitter

A alternativa, chamada de fórmula 85/95, permite a aposentadoria integral (sem o corte do fator previdenciário) sempre que a soma da idade com o tempo de contribuição der 85, para mulheres, ou 95, para homens.

Essa fórmula permite a aposentadoria integral (sem o corte do fator previdenciário) sempre que a soma da idade com o tempo de contribuição der 85, para mulheres, ou 95, para homens. O governo acredita que esse projeto inviabiliza financeiramente a Previdência.

Segundo a publicação, as projeções indicam que os gastos da Previdência aumentariam em R$ 99 bilhões com a aprovação do projeto, e subiriam R$ 78 bilhões, em 2030.

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade