Governo prepara medidas para tentar baixar preço do etanol
A emenda faz parte da chamada PEC dos Benefícios, aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional
Os preços do etanol podem ter uma redução de 0,19 centavos por litro, em média, com a Emenda Constitucional 123/2022, que restabeleceu a vantagem tributária dos biocombustíveis sobre os combustíveis fósseis, segundo estimativas do Ministério de Minas e Energia divulgadas nesta terça-feira.
A emenda faz parte da chamada PEC dos Benefícios, aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional. O projeto também prevê que os Estados e o governo federal deveriam voltar aos níveis preferenciais de tributação dos biocombustíveis vistos antes de 15 de maio, quando outra lei mudou a forma como os combustíveis seriam tributados.
Pelos cálculos do governo, com a nova legislação, o preço médio do etanol no país passaria de 4,57 reais por litro para 4,38 reais.
Na segunda-feira, São Paulo, Minas Gerais e Paraná divulgaram reduções do ICMS sobre o etanol hidratado, em uma medida que deve torná-lo mais competitivo nas bombas em importantes mercados para o biocombustível concorrente da gasolina.
Em nota, a pasta observou que a estimativa não considera a possibilidade, também decorrente da emenda recém-aprovada, de redução do preço do biocombustível aos Estados que outorgarem créditos tributários de ICMS.
Segundo o governo, essa proposta poderia reduzir ainda mais o preço médio do litro de etanol hidratado, para até 4,04 reais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.