Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filme 'O Poderoso Chefão' traz lições de liderança; confira

9 abr 2012 - 10h09
Compartilhar

O que o presidente-executivo (CEO, sigla em inglês) de uma empresa na vida real tem em comum com as figuras principais da família do filme O Poderoso Chefão? Segundo Justin Moore, presidente e fundador da Axcient, empresa de segurança da informação, há muita semelhança entre eles, conforme entrevista publicada na revista Fast Company.

De acordo com Moore, o filme oferece lições sobre formação de equipe, como tomar decisões difíceis e "jogar para ganhar" sem negligenciar amigos ou familiares. Ele elaborou uma lista com cinco "fundamentos" que mostram como o filme pode ajudar no comando das empresas:

Construir uma comunidade poderosa

Com base na trajetória do mafioso Vito Corleone, interpretado pelo ator Marlon Brando, ao conceder favores e ajudar as pessoas com seus problemas, os CEOs estão construindo uma rede de influência formada por pessoas leais, da mesma forma que o mafioso fez. São relacionamentos têm potencial recíproco em longo prazo, diz Moore. Segundo ele, parcerias formadas com base em confiança e benefícios mútuos são aquelas que trazem maior retorno.

Tornar pessoas responsáveis

Conforme Moore, Vito Corleone lembra a importância de ser duro quando necessário. O personagem foi fraco algumas vezes e quase morreu por isso. "A lição é que para ser bem sucedido nos negócios você tem que ser duro, e extremamente focado em bater metas e obter resultados ", diz Moore. Segundo ele, isso não significa que ter paciência e compreensão não são importantes, mas que a tolerância permanente ao baixo desempenho de pessoas ou produtos só destrói o sucesso de toda a empresa.

Sem emoções

Para conduzir com sucesso, é preciso deixar as emoções de lado."Operar o negócio com integridade e ter respeito com a competição é importante, mas é preciso aproveitar as oportunidades para eliminar a sua concorrência e ganhar", afirma.

Seja decisivo

Moore diz que é possível tirar uma lição de decisão do filme, principalmente de Vito Corleone, que mata quando precisa matar. É preciso saber que sua equipe está fazendo a decisão certa e confiar nas decisões dela. "A hesitação faz perder muitas oportunidades", diz.

Passe algum tempo com sua família

De acordo com o mafioso, um homem que não gasta tempo com sua família não pode ser um homem real. Para Moore, um lider não pode ter sucesso nos negócios e fazer escolhas excelentes se não estiver conectado com pessoas fora do ambiente de trabalho. "O tempo que passo com meus amigos e familiares me dá a perspectiva que preciso para criar relacionamentos e tomar decisões mais importantes para a minha empresa", diz.

Marlon Brando interpreta Vito Corleone no filme
Marlon Brando interpreta Vito Corleone no filme
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra