0

Estudo: PIB do Brasil passará Reino Unido e Alemanha em 2023

Economia brasileira será a quinta maior do mundo daqui a 10 anos, segundo previsões do Centro de Pesquisas sobre Economia e Negócios

26 dez 2013
12h33
atualizado em 26/5/2018 às 13h14
  • separator
  • 0
  • comentários

Mesmo com a recente queda, a economia brasileira ainda é uma aposta para o futuro. Segundo estudo do Centro de Pesquisas sobre Economia e Negócios (Cebr na sigla em inglês),  o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve ultrapassar Reino Unido e Alemanha em 2023, para se tornar o quinto maior do mundo.

Em 2011, a economia nacional tomou a sexta posição do Reino Unido, mas perdeu o posto no ano passado, retornando à sétima posição. Contudo, nos próximos dez anos, o Brasil vai se beneficiar da produção de commodities, alimentos e energia para galgar posições no ranking global, segundo a consultoria europeia que divulga periodicamente previsões econômicas.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/economia/infograficos/pib-mundial/iframe2.htm" href="http://www.terra.com.br/economia/infograficos/pib-mundial/iframe2.htm">veja o infográfico</a>

Ainda conforme o estudo, a China deixará os Estados Unidos para trás apenas em 2028 – um pouco depois do previsto anteriormente, devido ao reaquecimento da economia americana e a desaceleração do ritmo chinês. No mesmo ano, a Índia subirá ao terceiro lugar, deixando o Japão em quarto, logo à frente do Brasil.

Para 2028, o Top 10 das maiores economias ainda terá novatos como o México, em nono lugar. O Cebr prevê que os europeus perderão mais espaço, com a Coreia do Sul e a Turquia subindo para 11º e 12º, respectivamente, deixando a França para trás. Novas economias como Nigéria, Egito e Filipinas devem entrar no Top 30.

Confira as mudanças entre as dez maiores economias para os próximos 15 anos, segundo e Cebr:

Posição 2013 2018 2023 2028
1 EUA EUA EUA China
2 China China China EUA
3 Japão Japão Japão Índia
4 Alemanha Alemanha Índia Japão
5 França Reino Unido Brasil Brasil
6 Reino Unido Rússia Alemanha Alemanha
7 Brasil Brasil Reino Unido Reino Unido
8 Rússia França Rússia Rússia
9 Itália Índia Canadá México
10 Canadá Itália França Canadá

 

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade