Encomendas de bens de capital dos EUA superam expectativas em novembro
As novas encomendas de bens de capital manufaturados dos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em novembro, sugerindo que os gastos das empresas com equipamentos mantiveram um ritmo de crescimento estável no quarto trimestre.
Os pedidos de bens de capital não relacionados à defesa, excluindo aeronaves, um indicador observado de perto dos gastos das empresas, aumentaram 0,7% após um ganho revisado para baixo de 0,3% em outubro, informou o Census Bureau do Departamento de Comércio nesta segunda-feira.
Economistas consultados pela Reuters previam um aumento de 0,3%, depois de avanço de 0,5% relatado anteriormente em outubro. As remessas desses bens de capital subiram 0,4%, depois de alta de 0,8% em outubro.
A divulgação do relatório, que foi adiada devido à paralisação de 43 dias do governo federal, veio na esteira de dados da semana passada que mostraram fortes gastos dos consumidores em outubro e novembro. O Federal Reserve de Atlanta está prevendo que o Produto Interno Bruto aumentará a uma taxa anualizada de 5,4% no quarto trimestre.
A economia cresceu a um ritmo de 4,4% no trimestre de julho a setembro, impulsionada pelos gastos dos consumidores e por um déficit comercial menor. O investimento empresarial em equipamentos também contribuiu para o ritmo de crescimento econômico mais rápido em três anos.