Alto Escalão: Atrair e reter talentos é o desafio para 2026; confira quem já conseguiu
Acompanhe as movimentações do mundo corporativo desta semana
Atrair e reter talentos está entre os maiores desafios para os 300 executivos ouvidos em pesquisa da Robert Half e obtida em primeira mão pela coluna. Não perder bons profissionais para o mercado foi apontado por 36% dos entrevistados como fonte de preocupação e, atrair os considerados melhores do mercado, foi citado por 37%.
Promover o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente corporativo está à frente de questões como oferecer salários e benefícios competitivos - o primeiro item foi citado por 44% dos entrevistados e remuneração por 29%. Para o diretor-geral da Robert Half na América Latina, Fernando Mantovani, a atração e retenção aparecerem entre as maiores preocupações reforça um descompasso persistente entre a demanda das organizações e a oferta de talentos no mercado.
Além de preencher vagas em um cenário com taxas de desocupação em níveis historicamente baixos, é preciso selecionar perfis alinhados às competências técnicas, ao contexto cultural e às novas exigências das empresas. Sob o risco de comprometer o crescimento e a inovação, é necessário rever estratégias de atração, desde a proposta de valor ao colaborador até processos seletivos mais ágeis", diz ele.
Já para Fernando Dutra, que acaba de assumir a direção executiva da Juntos Somos Mais, as empresas precisam ir além da oferta de bons projetos e oferecer um ambiente onde haja clareza de objetivos, espaço para aprendizado "e a sensação de que o trabalho gera impacto real", afirma.
Dutra que teve passagens por Votorantim Cimentos e Ambev, e agora vai liderar a consolidação da Juntos Somos Mais, uma joint venture formada por Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre.
Sendo assim, vamos ver quem conseguiu atrair quais novos talentos: A Positivo promoveu uma reestruturação em seu organograma e unificou as Vice-Presidências de Estratégia e Inovação e a de Novos Negócios em uma única área sob o comando de André Kriger.
Walter Lucas é o novo titular da Diretoria de Administração Fiduciária da Apex Group.
Wagner Guida está à frente da nova área dedicada ao segmento Private do Clube do Valor, gestora e consultoria com mais de R$ 5 bilhões de patrimônio sob gestão.
No Vende-c, Lucas Peixoto, assume o cargo de CEO no lugar de Caio Carneiro, que vai presidir o conselho da empresa.
A OutSystems recrutou Fay Sien Goon como CFO. Ela vai cuidar das operações financeiras globais, o planejamento e a estratégia da empresa.
Já na Claranet, provedora de serviços de tecnologia, a novidade é a chegada de Luciano Simão como Chief Information Security Officer (CISO) no Brasil.
Com passagens por Bradesco e Amex nos mercados de Estados Unidos, Europa e América Latina, quem chega na Montanari Tecnologia é William Martins como diretor comercial.
Na NTT DATA Brasil a novidade é a chegada de Cristiano Rios como diretor de Estratégia e Operações.
Karsten Koehler é o novo Country Manager da Levi's no Brasil.
Serasa Experian tem a chegada de Maykon Fernandes como VP de Vendas.
A Invisto, de investimentos imobiliários nos EUA, anuncia a chegada de Leonardo Almeida como Head de Finanças.
Novidades no mundo da educação. No Grupo Marista registro para a chegada de Tânia Dias Santos como diretora de Pessoas e Cultura; e Jorge Pilo, como Chief New Business Officer do no G4 Educação.
A Finaya anuncia Mike Amaral como co-CTO.
Depois de dar expediente em companhias como Dell, J.P. Morgan, UBS Brasil e Banco Fibra, Jairo Avritchir vai comandar a recém-criada Superintendência de Tecnologia do CIEE.
Aline Liston é a nova VP Comercial da área recém-criada de pequenas e médias empresas da Getnet Brasil. "Essa nova vertical reforça o compromisso da Getnet em ser parceira dos empreendedores" afirma a executiva.