PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Empregos em tecnologia seguem em alta mesmo com demissões no setor

A IA generativa mudou o jogo e mudou o ROI

9 abr 2024 - 06h20
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O mercado de trabalho de tecnologia continua aquecido devido à popularização da IA e novas tecnologias, que além de áreas já familiares, abrem oportunidades em diversos setores.
Foto: Unsplash

A gente tem ouvido muito sobre grandes lay-offs em empresas de tecnologia, mas eles mostram apenas um lado da moeda.

Empregos de tecnologia continuam e continuarão em alta porque eles passam a ser essenciais em organizações para as quais tecnologia era até há algum tempo secundária. Dou exemplos.

Na agricultura, a capacidade de avaliar terrenos, nível de maturidade de colheitas ou cruzar dados climáticos cada vez mais complexos se tornou essencial.

Na Justiça, seja no setor público ou privado, ninguém dava a menor bola para IA até o ano passado, mas agora esse é o grande assunto em qualquer roda de juízes ou advogados.

Em grandes back offices automação e RPA eram possíveis, mas a tecnologia era cara e complexa. A IA generativa mudou o jogo e mudou o ROI.

Portanto, o que mudou é que a tecnologia quebrou novas barreiras, e os profissionais se espalharam além dos postos óbvios de trabalho, mantendo o mercado aquecido enquanto as grandes empresas de tecnologia se reposicionam.

(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade