PUBLICIDADE

Ela foi de ajudante de pedreiro a empresária que fatura R$ 25 mi

Ana Paula Braun desafiou as adversidades e se destaca no empreendedorismo feminino

3 dez 2023 - 06h15
Compartilhar
Exibir comentários
Ana Paula Braun, uma história de superação
Ana Paula Braun, uma história de superação
Foto: Divulgação

Sem medo de arriscar, a nutricionista e empresária capixaba Ana Paula Braun, hoje com 36 anos, 3 filhos, 5 clínicas de estética, 80 funcionários e mais de R$ 25 milhões, sempre acreditou que um dia mudaria de vida. 

“Acreditar em você é o primeiro passo para o sucesso. Essa frase sempre ecoou na minha mente, mesmo quando eu ainda era muito jovem e quase não tinha perspectiva de vida”, conta ela.

Filha de pedreiro e de mãe analfabeta, desde cedo aprendeu o valor do trabalho árduo e da perseverança, em uma jornada marcada por desafios, dificuldades e superação. 

“Eu cresci em uma realidade difícil, mas me recusei a aceitar as limitações que a vida parecia impor. Eu sabia que para alcançar os meus seus sonhos, precisava de determinação e coragem, por isso ajudava meu pai nas obras, para que ele economizasse o dinheiro do auxiliar e sobrasse um pouco mais para nossa família. Nós morávamos numa casinha de barro, com poucos recursos. Era tudo muito difícil”, lembra a empresária.

Na adolescência, Ana Paula enfrentou um desafio ainda maior quando engravidou aos 14 anos. Desacreditada por muita gente, o que parecia um obstáculo foi um salto e ela tomou a maternidade como mais uma razão para lutar pelo futuro. Para passar mais tempo próxima do filho, gerar renda e conseguir concluir os estudos, se dedicou ao artesanato. Além de fazer potes com enfeite de biscuit para vender, a jovem “empreendedora”, também passava as tardes ensinando as atividades manuais para outras pessoas.  

Mudança de vida

Disposta a mudar o cenário e as condições de vida da família, Ana Paula sonhava todos os dias em trabalhar em uma empresa de consórcio, perto de sua casa. 

“Além de determinação, eu acredito muito nos sonhos. Eu sonhava com um emprego na empresa que ficava no trajeto entre a minha casa e a casa dos meus pais e um dia, quando abri o jornal, vi o anúncio de uma vaga. Fui com a cara e a coragem, e consegui o trabalho e fiz carreira ali. O meu primeiro salário foi de R$ 70 reais e o último, quando decidi sair da empresa para empreender, foi de R$ 30 mil”, lembra com orgulho.

Viajando muito a trabalho, sem tempo para o filho, se desligou da empresa e abriu o próprio negócio. Estudiosa desde de pequena, também se matriculou em uma faculdade de nutrição, dividindo o tempo entre o trabalho, a casa e o estudo.

Junto com o ensino superior, surgiu uma oportunidade inesperada que mudou completamente a vida da microempresária que passava por momentos de dificuldades no comércio. “Uma amiga que tinha um consultório estava de mudança para o exterior e me ofereceu a chance de manter o local. Embora ainda não pudesse atuar como nutricionista, enxerguei uma forma de manter o espaço e pagar o aluguel. A sala se transformou em um espaço para procedimentos estéticos. Contratei uma esteticista para trabalhar em conjunto e assim nasceu a primeira Clínica Execelência, escrita desta forma mesmo para chamar atenção. Quando me formei, comecei a atender como nutricionista e, com o tempo, os clientes começaram a aparecer”, comemora.

A Clínica Execelência cresceu e a empresária precisou ampliar o espaço para conseguir atender a demanda. Com um espírito empreendedor que não conhece limites, abriu mais lojas na região e desenvolveu uma linha de nutricosméticos, oferecendo aos clientes uma gama completa de produtos para cuidados com a beleza e a saúde. 

Hoje, a Clínica Execelência é uma rede de sucesso, com 5 lojas na Grande Vitória e uma franquia em crescimento. “Eu sou uma prova viva de que de tijolinho em tijolinho, literalmente, é possível construir um castelo”, finaliza.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade