Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Economia do Reino Unido cresce 0,1% no quarto trimestre em meio a incertezas sobre orçamento

12 fev 2026 - 07h16
Compartilhar
Exibir comentários

A economia ‌britânica cresceu muito pouco no último trimestre de 2025, com a atividade econômica apresentando um desempenho pior do que o inicialmente estimado durante a preparação do orçamento da ministra das Finanças, Rachel Reeves, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira.

O Produto Interno Bruto cresceu 0,1% ⁠no período de outubro a dezembro, o mesmo ritmo lento do terceiro ‌trimestre, informou o Escritório Nacional de Estatísticas.

Economistas consultados pela Reuters, bem como o Banco da Inglaterra, previam uma expansão de 0,2% ‌no quarto trimestre em comparação com os ‌três meses anteriores.

O período foi marcado por especulações desenfreadas sobre ⁠aumentos de impostos antes do orçamento de Reeves em 26 de novembro. Alguns dados mais recentes sugeriram que a incerteza diminuiu para consumidores e empresas.

"Analisando várias pesquisas, houve alguns sinais preliminares de que o sentimento mudou e começou a melhorar após o orçamento do ano ‌passado, o que pode ajudar a impulsionar a atividade este ano", ‌disse Luke Bartholomew, vice-economista-chefe ⁠da Aberdeen.

"No entanto, ⁠a recente incerteza política pode reverter essa melhora no sentimento."

O primeiro-ministro Keir Starmer ⁠teve que lutar para manter ‌seu controle em Downing Street ‌esta semana devido às repercussões do escândalo Jeffrey Epstein.

Os números divulgados nesta quinta-feira reforçaram a razão pela qual os investidores acreditam que é mais provável que o Banco da Inglaterra volte ⁠a reduzir a taxa de juros em março.

Os dados mensais do PIB mostraram uma forte revisão em baixa do crescimento.

Os dados sugeriram hesitação por parte das empresas durante o quarto trimestre, uma vez que seus investimentos caíram quase ‌3% — a maior queda trimestral desde o início de 2021, impulsionada em grande parte pela volatilidade dos investimentos em transporte.

O economista Thomas ⁠Pugh, da empresa de consultoria e impostos RSM, disse que a fraqueza geral dos investimentos empresariais sugere que a incerteza orçamentária freou os investimentos e os gastos.

A indústria manufatureira deu o maior impulso à atividade, apesar do fato de que a produção de automóveis ainda estava se recuperando do ataque cibernético de setembro à Jaguar Land Rover, enquanto o setor de serviços permaneceu estável. A produção da construção civil contraiu 2,1%.

Em 2025 como um todo, a economia britânica cresceu uma média anual de 1,3%, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas, em comparação com 0,9% na França, 0,7% na Itália e 0,4% na Alemanha.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade