É possível receber o salário em qualquer banco? O funcionário deve pagar algo por isso? Entenda
Trabalhador pode escolher em qual conta receber o seu salário, permitindo uma transferência automática e gratuita da conta-salário para outra conta de mesma titularidade
Os trabalhadores brasileiros têm o direito de escolher em qual banco desejam receber seu salário. A portabilidade de salário permite transferir de forma automática e gratuita o valor recebido da conta-salário para outra conta de titularidade do trabalhador, mesmo que seja em uma instituição financeira diferente.
Segundo o Banco Central, a transferência automática dos recursos por meio da portabilidade salarial é gratuita, sem cobrança de tarifas. O valor é depositado na conta do banco escolhido no mesmo dia do pagamento do salário.
Os bancos normalmente oferecem vantagens para aqueles que escolhem fazer a portabilidade, buscando atrair clientes. As condições especiais devem ser conferidas pelo trabalhador para que possa fazer a escolha da instituição que mais atende as suas necessidades.
Como fazer a portabilidade de salário?
O empregado pode solicitar a portabilidade ao banco da conta-salário e ao banco em que deseja transferir os valores.
Para isso, é necessário verificar quais são os meios disponibilizados pelas instituições financeiras para a solicitação, como e-mail, aplicativo ou internet banking, além dos documentos necessários. Normalmente, além de dados pessoais, é necessário informar o CNPJ do empregador.
Cada instituição financeira tem o seu próprio processo para pedir a portabilidade de salário. O trabalhador deve procurar pela informação no site de cada banco ou presencialmente em uma agência.
O Banco do Brasil, por exemplo, oferece a possibilidade de fazer a solicitação por WhatsApp. O trabalhador deve enviar a mensagem de texto "transferir salário" para o WhatsApp BB (61 4004-0001) ou solicitar pelo App BB. É possível também fazer o pedido presencialmente em uma agência.