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E-Commerce

Saiba por que misturar loja física e virtual é tendência

17 nov 2014 - 09h00
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O aumento do varejo online, aliado aos interesses dos consumidores, resultou em uma tendência cada vez mais presente no mercado mundial – a mescla entre loja física e virtual, reforçando o conceito de omni-channel, que sugere que não há mais diferenças entre uma e outra, uma vez que o cliente pode conhecer o produto na loja física, mas comprá-lo pela loja virtual e vice-versa. O consumidor de hoje é multicanal e, por isso, espera poder comprar em canais diversos no momento em que lhe for mais conveniente e prático.

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O fato de maioria das marcas de varejo físico ou virtual estar presente em grande parte das redes sociais, interagindo constantemente com o seu cliente, faz com que as pessoas vejam cada vez menos diferenças entre o online e o offline. A experiência de um cliente com a marca vai além da compra em uma loja física, uma vez que ao abrir seu e-mail há um conteúdo informativo a respeito da marca. No Facebook, por exemplo, é possível interagir com a marca. No Twitter a pessoa fica sabendo das últimas novidades e assim por diante.

“Os varejos físicos estão fazendo um movimento muito grande de vender pela internet. Os empresários veem as métricas de consumidores que fazem mais transações via internet e sabem que não podem ficar longe do mundo virtual atualmente”, explica Renato Azevedo, advogado e empresário ligado ao e-commerce.

Estar apenas em um meio – online ou offline – nos dias de hoje significa perder clientes e consequentemente espaço na vida dos consumidores, já que eles não podem ser classificados como um público uniforme. Muitos preferem a praticidade de uma compra online, enquanto outros gostam de ter contato com o produto ou serviço antes de adquiri-lo virtualmente.

Ao inaugurar um e-commerce, a marca que tem apenas lojas físicas tem uma vantagem: consolidada no mercado, não terá de investir muito em publicidade para ficar conhecida no meio virtual, haja vista que ele será apenas mais um canal de contato com o cliente. No caso de uma marca que nasceu virtual, talvez seja preciso investir mais em publicidade ao abrir uma loja física.

Muito além do multicanal

É importante se atentar ao fato, portanto, de que não adianta estar em todos os canais sem conhecer o consumidor, que está cada vez mais exigente. Ele exige uma aproximação 360º, mas não apenas para estar presente. O consumidor do século 21 quer informações e conteúdo de qualidade, ter uma interação positiva com a marca, saber seu posicionamento e se identificar com seus valores.

As marcas devem se adequar o quanto antes ao panorama atual: o que diferencia um produto é a proposta de valor que o envolve. Seja nas lojas físicas, virtuais, vendas porta a porta, mobile commerce ou TV commerce, é importante que a marca entregue serviço de qualidade, ofereça canais variados de contato com o cliente, tecnologia e novas experiências, além de mensagens com conteúdos relevantes.

Fonte: Dialoog Comunicação
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