1 evento ao vivo

O mapa das feiras orgânicas

28 set 2015
10h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Você sabia que o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) possui em seu site um mapeamento das feiras orgânicas no Brasil? Trata-se de uma ferramenta de busca rápida, com objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável em todo Brasil. Lá você visualiza onde e quais são os dias de realização de cada uma delas. Atualmente são aproximadamente 480 feiras orgânicas espalhadas pelo Brasil, de acordo com o mapa.

É um instrumento colaborativo e cada um de nós pode completar o mapa, informando alguma feira, associação ou cooperativa de produtores que porventura não esteja ali presente.

As feiras livres favorecem os pequenos agricultores e contribuem para a manutenção da produção de produtos artesanais
As feiras livres favorecem os pequenos agricultores e contribuem para a manutenção da produção de produtos artesanais
Foto: Daniela Leite

A feira livre representa uma das formas mais antigas de comercialização de produtos agrícolas, desenvolvendo até hoje um importante papel econômico, social e cultural. Elas favorecem os pequenos agricultores, contribuem para a manutenção da produção de produtos artesanais, feitos em pequena escala e fomentam a circulação de renda dentro do próprio município.

Como os produtos são, em grande parte, comercializados pelos próprios produtores, é possível encontrar uma boa variedade e um preço competitivo.

Os indicadores do Sistema Nacional de Segurança Alimentar apontam o crescimento no Brasil de consumo de alimentos ultraprocessados que têm má qualidade nutricional, pelo uso intensivo de agrotóxicos e transgênicos e pela perda da biodiversidade. Outro fator preocupante é o aumento da obesidade e sobrepeso, reflexos do tipo de alimentação que está disponível para a população brasileira.

Consumir produtos frescos e saudáveis é um direito do consumidor que contribui para a sua saúde e bem estar.

 

 

Fonte: Squimb Conteúdo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade