PUBLICIDADE

8 mulheres inspiradoras que inovaram no empreendedorismo

Conheça mulheres que inovaram no empreendedorismo e são fundadoras e/ou CEOs de destaque

28 set 2022 - 06h10
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Montagem / Divulgação

Segundo dados do estudo do Nubank Data em parceria com Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nos primeiros sete meses de 2021, as Microempresas Individuais com homens na liderança tiveram uma receita média 23% maior que as lideradas por mulheres.

Mas nem precisariam de dados oficiais para saber que as mulheres enfrentam enormes dificuldade no universo do empreendedorismo. E se voltarmos o foco para as startups, o cenário é ainda mais difícil. Porém, elas estão aí, quebrando barreiras e dando lição de empreendedorismo.

O estudo Female Founders Report da Distrito com a Endeavor e a B2Mamy revelou que em 2020, startups fundadas exclusivamente por mulheres receberam somente 0,04% do total levantado em aportes. 

Com a pandemia, o quadro de desigualdade se acentuou e a quantidade de mulheres empreendedoras caiu 50% a mais do que os homens, segundo pesquisa do Nubank. 

Diante desse quadro, elencamos 8 mulheres inspiradoras que inovaram no empreendedorismo e são fundadoras e/ou CEOs em grande destaque nacional. 

Tatiana
Tatiana
Foto: Divulgação

Tatiana Pimenta

CEO e cofundadora da Vittude, é líder de uma das healthtechs no desenvolvimento de programas de saúde mental para empresas. Ela também é host e idealizadora do podcast Terapeutizados, além de ser empreendedora premiada internacionalmente pela Cartier Women’s Initiative. Tatiana cursou MBA na Insper e finanças na IBMEC ― e tem formação em Engenharia Civil pela UEL. 

A trajetória profissional da executiva deu início em empresas multinacionais de construção como a Votorantim Cimentos e a Cimpor, onde foi responsável pelas áreas operacionais e comerciais. Também com passagem pela Arauco do Brasil e Hilti que desenvolve, fabrica e comercializa produtos para as indústrias da construção. 

Após mais de 10 anos de experiência no setor, Tatiana migrou para a área de saúde mental, onde em parceria com Everton Höpner, fundou a Vittude, empresa que oferece solução em diagnóstico, educação emocional, aculturamento de saúde mental e psicologia online. 

Ana
Ana
Foto: Divulgação

Ana Meneguini

Ela é fundadora e estrategista em Branding, Geração de Demanda e Receita na Introduce to Market (ITM). Com mais de 20 anos de experiência e com especialização em Branding, Growth, trade marketing, vendas, comunicação interna e institucional. O alto nível de especialização nestes temas, deve-se ao fato de ser visionária dos lugares que pode alcançar como empreendedora e com um perfil de liderança movido por desafio e voltado a resultados.

Empreendedora nata, é pós-graduada em Marketing pela FGV, realizou MBA em Gestão de Negócios pela USP e é mentora do movimento DPE (Delas, para Elas) e de outras iniciativas que visam fomentar a liderança e o empreendedorismo feminino.

Denise
Denise
Foto: Divulgação

Denise Asnis

Denise é sócia fundadora da Taqe, plataforma de recrutamento e seleção digital para vagas de emprego e cursos, e profissional com mais de 25 anos de experiência. Atuou em empresas de ponta, no que se refere à gestão de pessoas, sustentabilidade e educação corporativa, como Natura, Citibank e Banco Crefisul. 

Dani
Dani
Foto: Divulgação

Dani Junco

CEO e Fundadora da B2Mamy, ela é um dos principais nomes do país quando se pensa em inovação e maternidade. Quando se tornou mãe, ela descobriu um mundo que desconhecia, um mundo onde as mulheres tinham que escolher entre ser mãe ou líderes e escolheu os dois, escreveu uma nova página em sua carreira e fundando a B2Mamy, SocialTech especialista em tornar mães e mulheres líderes e livres economicamente, gerando impacto por meio de comunidade, educação e empregabilidade. 

A startup tem cerca de 50 mil mulheres inscritas na plataforma digital da B2Mamy e mais de 30 mil mulheres capacitadas e deseja conectar e empoderar aquelas que buscam entrar no ambiente de inovação e tecnologia. 

Dani, é especialista em marketing, vendas e gestão de comunidades e tem 16 anos de mercado. Pós graduada em Marketing, Estratégia e Gestão de Dados, ela transformou sua dificuldade de voltar ao mercado de trabalho após ter se tornado mãe, em solução para outras mães e mulheres que desejam empreender.  

Cristiane
Cristiane
Foto: Divulgação

Cristiane Giordano

CEO da Funcional Health Tech, é graduada e pós-graduada em Marketing pela ESPM. Ela passou por “Big Pharmas” como Sanofi, Boehringer Ingelheim, MSD, Pfizer, Lundbeck e Teva, atuando sempre de forma decisiva em diversas áreas de negócios. Nos últimos anos, esteve à frente da transformação e crescimento da farmacêutica Teva no Brasil.

Além de sua experiência e cases de sucesso, Cristiane é reconhecida por defender os temas de diversidade e integridade dentro do ambiente de trabalho, e desde 2020 faz parte do grupo Pharma Executive Women, que reúne mulheres em cargos de liderança sênior da indústria farmacêutica, oferecendo mentoria para profissionais mulheres que estão começando em cargos de gestão.

Nara
Nara
Foto: Divulgação

Nara Iachan

Nara é fundadora da Cuponeria, plataforma de cupons de descontos. Com 10 anos de pioneirismo no nicho e mais de um milhão de cupons emitidos por mês, a plataforma promete ajudar os brasileiros a economizarem todos os dias.  

Atualmente a Cuponeria conta com 7 milhões de usuários e mais de 2 mil marcas parceiras, entre elas Marisa, Shopee e os maiores aplicativos de delivery. Nara foi Forbes Under 30, é formada em Economia pela UFRJ e possui MBA em Gestão e Desenvolvimento Empresarial, também pela UFRJ. 

Mariana
Mariana
Foto: Divulgação

Mariana Achutti

Mariana é fundadora e CEO da Sputnik, uma das maiores escolas corporativas do Brasil. A empreendedora busca gerar mudanças no universo corporativo, utilizando de uma educação criativa e disruptiva para esse fim, tendo atingido empresas como Google, Facebook, Globo, Boticário, Ambev, entre outras. 

Mariana atuou durante anos como gestora da Perestroika, escola de atividades criativas, destacada como “uma das nove empresas da nova economia brasileira”, em 2014, empreendeu, criando a Sputnik, braço In Company da Perestroika. 

Laís
Laís
Foto: Divulgação

Laís Macedo

Presidente do Lide Futuro - Grupo de Líderes Empresariais, é formada em Relações Públicas e pós-graduada em administração estratégica, especialista em marketing de relacionamento, experiência, impacto e influência. 

Laís criou e lidera o W Lide Futuro, braço de empoderamento com base na competência, diálogo e atitude da mulher. Com uma ampla e qualificada rede de networking, acredita no poder das conexões e de uma rede bem consolidada.

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade