PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Presidente do México defende dólar como "principal moeda" do mundo

8 mai 2023 - 14h48
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, deu ao dólar um voto de confiança nesta segunda-feira, ao ser questionado se o enfraquecimento da moeda norte-americana poderia estimular uma medida para diversificar as reservas de moeda estrangeira do México.

O presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, dá entrevista na Cidade do México
09/03/2023
REUTERS/Henry Romero
O presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, dá entrevista na Cidade do México 09/03/2023 REUTERS/Henry Romero
Foto: Reuters

"Vamos continuar considerando o dólar como a principal moeda do mundo", disse López Obrador em coletiva de imprensa.

"Temos motivos suficientes para não mudar para outras moedas", disse ele, ressaltando os laços econômicos "cada vez mais próximos" do México com os Estados Unidos.

Os Estados Unidos são de longe o maior parceiro comercial do México, com ambas as economias estreitamente integradas há décadas em setores que vão desde energia a automóveis e agricultura.

O dólar permanecia mais fraco contra a maioria de seus principais pares nesta segunda-feira, em meio à persistência de temores sobre uma possível recessão nos Estados Unidos ainda este ano.

Questionado se recomendará ao banco central diversificar as reservas em moeda estrangeira do México, López Obrador disse que "mesmo com uma crise financeira no futuro, o dólar continuará sendo a moeda mais importante do mundo".

As declarações do líder mexicano se dão após comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressando apoio a uma alternativa ao dólar para o comércio em certas circunstâncias, inclusive na América do Sul.

(Por Brendan O'Boyle)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade