Terra Terra Economia

Confira o desdobramento da crise desde a quebra do Lehman Brothers

Recuperação

A recuperação econômica mundial ainda é questionável. De acordo com o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, a retomada do crescimento pode vir mais cedo que o esperado: no último trimestre deste ano. Dados melhores de Alemanha, França e Grã-Bretanha reforçaram o cenário de otimismo, que tem feito as principais bolsas globais subirem desde março.

Já a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) prevê um ritmo mais lento. Segundo o órgão da ONU, o PIB mundial se reduzirá em 2,5% neste ano e não passará de um crescimento de 1,6% em 2010. Mas autoridades expressam preocupação de que a recuperação pode não durar se os governos reverterem os programas de estímulo muito cedo.

Especialistas também acreditam que a alta dos indicadores financeiros na primeira metade de 2009 reflete um renovado interesse dos investidores em assumir riscos, não por um fortalecimento das condições econômicas fundamentais. Para o professor de economia da FEA-USP Manuel Enriquez Garcia, os indicadores muito favoráveis podem ser um “falso indicador”.

“Se olharmos o nível da bolsa paulista, falamos de quase 60 mil pontos, que é o nível de alguns meses anteriores ao grau de investimento no ano passado. Isso acaba dando falsa impressão de que as coisas passaram”, afirmou Garcia.

Fonte: Terra, Reuters e AFP

Anterior
Próximo